Share the post "Cinto de segurança para cão: saiba mais sobre este acessório"
O cinto de segurança para cão é algo “obrigatório” para os tutores de cães, especialmente se fazem muitas viagens de carro. Existem outros acessórios para levar o seu cão em segurança, no entanto, esse acessório é uma boa opção e fácil de utilizar.
O que é um cinto de segurança para cão?
Um cinto de segurança para cão assemelha-se aos nossos cintos de segurança e, por norma, têm um adaptador para poderem ser inseridos no cinto de segurança do carro.
O cinto de segurança tem sempre que ser utilizado em conjunto com um peitoral. Alguns cintos já trazem o conjunto completo, outros só trazem o adaptador, e é necessário que o cão tenha já um peitoral.
É importante ter em consideração que o cinto de segurança para cães nunca deve ser utilizado em conjunto com uma coleira de pescoço, pois, em caso de travagem ou movimentos mais bruscos o animal pode asfixiar.
Mesmo que o animal utilize no dia a dia uma coleira no pescoço, tenha o cuidado de lhe colocar um peitoral quando viaja de carro.
O cinto de segurança para cães permite que o animal vá sentado na sua posição natural e confortável nos bancos de trás da viatura, porém, ao contrário do que aconteceria caso estivesse sem o cinto, em curvas, travagens e movimentos bruscos o animal está seguro.
E o melhor é que o animal não fica stressado por estar preso, como pode acontecer caso viaje em transportadora.
Existem cintos de segurança para cães em várias cores, pelo que pode comprar o que mais gostar e combinar com o seu patudo.
O cinto de segurança para cão é obrigatório?
O cinto de segurança para cão por si só não é obrigatório, o que a legislação refere é que “o transporte de animais deve ser efetuado em veículos e contentores apropriados à espécie e ao número de animais a transportar tendo em conta o espaço, ventilação, temperatura, segurança e fornecimento de água de forma a salvaguardar a proteção dos mesmos e a segurança de pessoas e outros animais”.
Assim, é imprescindível que tome precauções quando viaja com o seu cão de carro, de forma a garantir que este não irá prejudicar a condução ou a sua segurança. Para além disso, o incumprimento da legislação pode levar a uma multa entre 60 a 600€.
Alternativas ao cinto de segurança para cão
Como já vimos anteriormente, a legislação não refere qual o equipamento em específico que deve utilizar para transportar o seu cão, mas apenas, que o deve manter afastado do condutor. Existem várias alternativas para transportar o seu cão consigo no carro em segurança e seguindo a lei.
Caixa transportadora
A caixa transportadora deve ser grande o suficiente para o animal se conseguir levantar, deitar e dar a volta sobre si mesmo, sendo que esta deve ser colocada num local apropriado consoante o seu tamanho de forma a manter-se estável, sendo o ideal a mala do carro.
Grelha divisória
A grelha divisória serve para dividir compartimentos, seja a mala ou os bancos de trás do carro. Desta forma o animal terá mais espaço no carro, sem atrapalhar a condução do tutor.
Todavia, pode não ser tão seguro para o animal, uma vez que o animal andando mais livremente o carro, pode magoar-se, caso haja algum impacto.
Cuidados a ter quando viaja com o seu cão
Para além de utilizar cinto de segurança para cão, quando viaja de carro com o seu patudo deve ter alguns cuidados em consideração para garantir que faz uma boa viagem:
- Faça várias paragens, caso a viagem seja longa, para o cão dar um passeio, fazer as suas necessidade e beber água
- Evite as horas de maior calor para viajar
- Em caso de calor ligue o ar condicionado
- Evite alimentar o cão ou dê apenas uma pequena porção de comida ao cão para evitar enjoos e vómitos
- Habitue o seu cão a andar de carro com pequenos passeios curtos de carro
- Não se esqueça dos documentos do cão quando o leva a viajar de carro, caso sejam solicitados pelas autoridades
- Decreto-Lei n.º 315/2003. Disponível em: https://dre.pt/web/guest/pesquisa/-/search/432864/details/normal?q=Decreto-Lei+n%C2%BA%20315%2F2003%2C%20de+17+de+dezembro