Desintoxicar o organismo é um tema que está na ordem do dia! Sendo o fígado o principal órgão responsável por este processo, a toma de chás para o fígado é uma situação bastante frequente nos tempos que correm.
De facto, o fígado é um dos órgãos mais importantes do organismo, visto que funciona como um filtro, operando em conjunto com a vesícula biliar para eliminar as toxinas e produtos nocivos do metabolismo, assim como gorduras prejudiciais ao mesmo.
Para manter uma boa saúde hepática, é muito importante manter hábitos alimentares saudáveis e uma dieta equilibrada, que restrinja alimentos ricos em açúcar e gordura, que são os maiores inimigos deste órgão.
Além de uma alimentação cuidada, deve também praticar exercício físico, manter uma boa ingestão hídrica, evitar a ingestão de álcool e de tabaco e garantir um bom descanso.
Outras funções do fígado
Sendo o fígado um dos orgãos mais importantes do organismo, são muitas as funções que são desempenhadas por si e que são de máxima importância para a nossa saúde, nomeadamente:
- Metabolismo dos hidratos de carbono
- Metabolismo dos lipídios
- Metabolismo das proteínas
- Síntese do colesterol
- Produção de precursores das plaquetas
- Conversão de amónia em ureia
- Metabolismo de fármacos e hormonas
- Excreção da bilirrubina através da bílis
- Produção enzimática
- Armazenamento das vitaminas A, B12, D e E, e de alguns minerais, como o ferro e o cobre
- Fagocitose
- Ativação da vitamina D
Chás para o fígado: 8 opções para acelerar a desintoxicação
1. Cardo Mariano
O chá de Cardo Mariano (também conhecido por Cardo-Santo ou Cardo-Leiteiro) é um dos mais populares chás para o fígado devido às suas propriedades digestivas, anti-inflamatórias, antissépticas, regeneradoras e depurativas.
É frequentemente utilizado para tratar problemas de fígado, nomeadamente, hepatite aguda e crónica, cálculos biliares, esteatose hepática (vulgarmente designada por “fígado gordo”), icterícia e cirrose.
Também ajuda a melhorar quadros de dispepsia, enxaquecas e enjoos, e problemas de vesícula e baço.
A silimarina é um dos componentes principais do Cardo Mariano que ajuda a proteger e reparar as células do fígado dos efeitos de substâncias tóxicas como o álcool (1).
Este chá, está, no entanto, contra-indicado em crianças, indivíduos hipertensos, doentes que sofrem de patologia renal, úlceras ou gastrites.
Quando consumido em doses excessivas, o chá desta planta pode causar queimaduras nas mucosas das vias digestivas, diarreia e vómitos.
– Preparação –
- Colocar quatro colheres de sopa da planta num recipiente que resista a calor.
- Verter água a ferver sobre a planta, mantendo o recipiente fechado, durante 5 a 10 minutos.
2. Chá Quebra–Pedra ou Pimpinela Branca
A planta que dá origem a este chá é muito utilizada em problemas da bexiga e cálculos renais (pedras nos rins) pela sua ação purificante.
Além disso, o chá quebra-pedra promove também o processo depurativo a nível hepático e produção de bílis, ajudando a reduzir a acumulação de gordura neste órgão (3).
Esta planta é maioritariamente utilizada em infusões.
– Preparação –
- Existem saquetas já pré preparadas com este chá, mas pode optar por fazer em casa a infusão, comprando as folhas numa ervanária ou até mesmo num hipermercado.
3. Chá de Alcachofra
O chá elaborado à base da folha de alcachofra é um dos melhores chás para o fígado, visto que a alcachofra tem propriedades depurativas, benéficas para limpeza e manutenção deste órgão (aumenta a produção de bilis que ajuda a eliminar as toxinas), promovendo também as funções diurética e digestiva (2).
– Preparação –
- Colocar quatro colheres de sopa da planta num recipiente resistente à ação do calor.
- Verter um litro de água a ferver sobre a planta, mantendo o recipiente fechado durante cinco a dez minutos.
4. Chá de Raiz de chicória
A raiz de Chicória auxilia no processo de desintoxicação, estimula a função biliar, atua como laxante, ajuda no processo digestivo e protege o tecido hepático de agentes lesivos. (4)
– Preparação –
- Para preparar o chá de raiz de chicória, leve ao lume a água com folhas da raiz desta planta e deixe ferver.
- Desligue o lume, deixe arrefecer e coe o preparado.
5. Chá de Curcuma ou Açafrão da Terra
O Açafrão da terra ou Curcuma é conhecido pelas potentes propriedades anti-inflamatórias e anti-infeciosas da sua raiz.
O chá desta planta estimula a ação regenerativa do fígado, evita a acumulação de gordura e esteatose hepática, assim como a produção da bílis, sendo também indicada em caso de indigestão e enjoo e no tratamento de gastrites, úlceras, colesterol elevado e outras inflamações (5).
– Preparação –
- Deixe ferver meio litro de água e junte um pouco desta raiz.
- Após alguns minutos de infusão, coe e pode beber.
- Ingira até três chávenas deste chá por dia.
6. Chá de Hortelã-pimenta
O Chá de hortelã-pimenta está incluído neste grupo de chás para o fígado, visto que esta planta ajuda na digestão e facilita a decomposição das gorduras, contribuindo, assim, para a regulação dos níveis de colesterol, uma importante função deste órgão.
– Preparação –
- Para preparar este chá, leve ao lume um copo de água com folhas de hortelã-pimenta e deixe ferver.
- Desligue o lume, deixe arrefecer e coe o preparado.
7. Chá de Boldo
O boldo é uma planta medicinal com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, ideal para problemas do foro digestivo.
O chá de boldo contribui para reduzir a acumulação de gordura a nível hepático e diminuir os sintomas de inchaço abdominal e de enjoo.
– Preparação –
- Para preparar o chá de boldo, leve ao lume um copo de água com duas folhas de boldo e deixe ferver.
- Desligue o lume, deixe arrefecer e coe o preparado.
8. Chá verde
O chá verde é benéfico para a saúde hepática pelas suas propriedades antioxidantes, que ajudam a potencializar as funções deste órgão.
– Preparação –
- Existem saquetas já pré preparadas com este chá, mas pode optar por fazer em casa a infusão, comprando as folhas numa loja de produtos naturais ou numa ervanária.
Fontes
1. E.Shaker et al, 2010. “Silymarin, the antioxidant component and Silybum marianum extracts prevent liver damage”. https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0278691509005936
2. Mary Jane Brown, 2019. “Top 8 Health Benefits of Artichokes and Artichoke Extract”. https://www.healthline.com/nutrition/artichoke-benefits#section4
3. Debra Rose Wilson, 2017. “What Is Phyllanthus Niruri and How Is It Used?” https://www.healthline.com/health/food-nutrition/phyllanthus-niruri#liver-health
4. Sadeghi Heibatollah et al, 2007. “Hepatoprotective effect of Cichorium intybus on CCl4-induced liver damage in rats”. https://academicjournals.org/journal/AJBR/article-abstract/4B3032F10066
5. Farzaei MH et al, 2018. “Curcumin in Liver Diseases: A Systematic Review of the Cellular Mechanisms of Oxidative Stress and Clinical Perspective.” https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/29966389