Os chás para o estômago são uma alternativa viável e atuam em conjunto com a farmacoterapia para o alívio de sintomas gástricos, em alturas de crise aguda. São também uma forma de prevenção por atuarem diretamente na digestão, favorecendo o seu correto funcionamento.
Existem diversas patologias do estômago e em caso de sintomas, deverá sempre consultar o seu médico de forma a obter um diagnóstico e tratamento específico para a sua situação.
Apesar da diversidade de situações clínicas associadas ao estômago, da sua complexidade e de depender de caso para caso, existem muitos sintomas comuns e frequentes em problemas gástricos:
- Náuseas
- Dor gástrica
- Digestões lentas
- Refluxo gástrico
- Azia
- Sensação de enfartamento
- Dificuldade em engolir
- Dor no peito
Os chás para o estômago são usados para o alívio dos sintomas e na prevenção do aparecimento dos mesmos, nomeadamente em situações de gastrite ou após ingerir uma refeição pesada e nutricionalmente desiquilibrada.
Extractos naturais como gengibre, alcaçuz e camomila são 3 tipos de chás para o estômago que poderão aliviar os sintomas ou prevenir o aparecimentos dos mesmos.
1. Chá de Gengibre
O gengibre é conhecido pelas inúmeras propriedades medicinais sendo largamente utilizado para diversos fins. Tem propriedades calmantes e anti-inflamatórias e é muito utilizado em situações de refluxo.
Recomenda-se a toma deste chá antes das refeições e/ou ao longo do dia, em situações de maior crise ou para prevenir o aparecimento de sintomas como é o caso do refluxo. O gengibre auxilia no processo digestivo, contrariando a permanência dos alimentos no estômago e regulando os níveis de acidez.
Em casos de refluxo, deverá sempre ter alguns cuidados, tais como: evitar refeições volumosas e estar muitas horas sem comer, evitar alimentos com gordura e especiarias, não ingerir café e bebidas energéticas, não fumar e evitar deitar-se depois de comer. Colocar a cabeceira da cama a 45.º é uma forma de evitar episódios de refluxo durante a noite.
2. Chá de Camomila
A camomila tem uma ação calmante ao nível do estômago. Assim, contribui para a diminuição da dor gástrica, nomeadamente após uma refeição pesada.
É conhecida por ser um anti-inflamatório natural, ajudando também no processo de cicatrização nomeadamente em casos de lesões da mucosa, provocados pelo excesso de ácido produzido com presença ou não de úlceras gástricas.
3. Chá de Alcaçuz
A raíz de alcaçuz é conhecida pela sua ação ao nível digestivo. Diminui a acidez gástrica e revela-se eficaz na cicatrização de úlceras do estômago. Tem uma ação positiva ao nível da digestão, favorecendo o normal funcionamento do sistema digestivo, não só ao nível do estômago mas também ao nível biliar e intestinal.
Poderá consumir na sua forma quente ou fria, podendo obter ainda mais benefícios se for tomado durante ou após a refeição.