Share the post "4 Tipos de chás para diabéticos: uma ajuda na melhoria dos sintomas"
O chá é uma das bebidas favoritas além de ser bastante saudável.
É uma bebida que traz-nos diversos benefícios, sendo um deles a melhoria da sensibilidade à insulina.
Fique a conhecer neste artigo, os melhores chás para diabéticos.
O chá e a diabetes
A diabetes é um dos mais conhecidos problemas de saúde a nível mundial, afetando milhões de pessoas.
Encontrar alternativas saudáveis e que não vão comprometer a saúde de quem possui esta doença pode ser difícil. Por esse motivo, a vida sofre uma mudança e os hábitos alimentares também.
Mas sabia que o chá pode fazer bem às pessoas que possuem esta doença?
É verdade! Chás como o chá preto e o chá verde contêm polifenóis, compostos esses que se acredita que podem aumentar a atividade da insulina.
Os polifenóis são conhecidos por ter propriedades antioxidantes que podem ajudar a proteger contra a inflamação e substâncias carcinogénicas.
Por outras palavras, as propriedades do chá podem ajudar a prevenir doenças como a diabetes tipo 2, e também cancro.
Os 4 melhores chás para diabéticos
Os ingredientes nos seguintes chás demonstraram alguns benefícios para o controlo da diabetes tipo 2.
Devem ser consumidos entre uma a três vezes por dia ou de acordo com as recomendações médicas.
1. Chá preto
Além de ser bastante popular e um dos mais consumidos mundialmente, o chá preto tem propriedades que podem ajudar a reduzir o risco de diabetes tipo 2.
Estudos realizados anteriormente sobre o impacto do chá preto na diabetes tipo 2, concluíram que este chá contém substâncias chamados teaflavinas e tearubiginas, que são inclusive os compostos responsáveis pela cor do chá preto, e que agem no nosso corpo como a insulina.
2. Chá de mirtilo
Os mirtilos são uma boa fonte de antocianinas, que possuem propriedades antioxidantes e antimicrobianas. Apresentam um potencial benefício na prevenção ou tratamento de hiperglicemia, diabetes e outras condições relacionadas com a idade.
Outro benefício do chá de mirtilo é que reduz os níveis de açúcar no sangue e colesterol, que por sua vez ajuda diabéticos e reduz o risco de um ataque cardíaco para aqueles com doenças cardíacas.
É utilizado o consumo de mirtilos para o tratamento de certos problemas relacionados com a visão e por isso é provável que também preste auxílio na retinopatia diabética, uma das mais frequentes complicações da diabetes tipo 2.
– Para preparar este chá –
- Coloque água a ferver.
- Quando estiver a borbulhar, adicione os mirtilos, deixando ferver por mais 10 minutos.
- Coe e deixe arrefecer.
- Pode consumi-lo quente ou frio, conforme preferir.
Outra forma de aproveitar os benefícios é por meio das folhas. Estas devem ser adicionadas ao chá preto antes de juntar a água quente.
3. Chá Matcha
O Matcha é uma forma em pó de chá. É feito através das folhas de chá verde, e contém todas as coisas boas do chá verde em concentrações mais altas.
Tem fibra solúvel, cujo consumo é recomendado, porque também ajuda a retardar o metalismo dos amidos.
Ajuda na regularização dos níveis de açúcar no sangue, apesar dos resultados dos estudos não serem consistentes na relação entre o consumo de chá verde (o chá que lhe dá origem) e a diminuição do risco de diabetes tipo 2.
Atualmente existe no mercado matcha aromatizado com essências naturais para oferecer uma variedade de sabores.
> Saiba mais sobre este chá aqui.
4. Chá de camomila
O chá de camomila é um dos chás mais calmantes. Acalma os sintomas da gripe mas também parece ser eficaz a lidar com os sintomas da diabetes.
A camomila vai ajudar a retardar a libertação de glicose no sangue e consequentemente diminuir os seus níveis de açúcar no sangue.
Faça o chá adicionando as folhas a água a ferver e consuma-o quente ou frio, conforme preferir. Depois de coado, esta é uma óptima solução de chás para diabéticos.