Share the post "Os melhores extratos naturais para fazer chás para a tosse"
Existem inúmeras plantas utilizadas como chás para a tosse, conhecidas até já desde há alguns anos, em que as plantas eram usadas quase de forma exclusiva como tratamento de algumas condições clínicas a alívio de sintomas.
5 Chás para a tosse para ajudar no alívio dos sintomas
1. Gengibre
O gengibre é um anti-inflamatório de excelência e é utilizado para diversos fins e questões de saúde. Em situações de maior quebra ao nível do sistema imunitário, revela-se um importante regeneradora e potenciador de imunidade, sendo adequado em situações de gripe e constipações.
Tem um papel importante em casos de tosse, por te ruma ação anti-inflamatória das vias aéreas. Por ter um sabor forte, é por vezes colocado em infusão com mel e limão, sendo mais agradável e com a adição das propriedades medicinais do mel já conhecidas, rico em compostos fenólicos com ação antioxidante.
> Saiba mais aqui sobre o chá de gengibre.
2. Eucalipto
As folhas de eucalipto são usadas para fazer chá e são conhecidas diversas propriedades terapêuticas associadas ao seu consumo. Destaca-se o seu papel em situações de sinusite, bronquite e rinite, tendo portanto uma ação ao nível da eliminação da expectoração e desobstrução das vias aéreas.
3. Cebola
Ainda que o sabor não vá ao encontro do gosto de muitos, o chá de cebola é feito com recurso às cascas da mesma e tem ação ao nível das vias nasais e das cordas vocais. É muitas vezes usado em casos de rouquidão, dores de garganta e estados gripais.
Tem também um papel importante na tosse, reduzindo a sua frequência e favorecendo a eliminação de expectoração e sendo conhecido por ser um dos mais indicados chás para a tosse.
4. Funcho
O funcho tem um sabor agradável e o seu chá é frequentemente apreciado. Além de muitas outras ações no organismo, o funcho é um calmante das mucosas e alivia a tosse. O chá pode ser feito a partir das sementes secas ou preparado em pó.
5. Hortelã
As folhas de hortelã têm várias utilizações: além de conferir tempero ou serem usadas em diversas receitas, podem ser utilizadas para chá já que, além de promoverem o bom funcionamento do sistema imunológico, favorece a saúde oral e previne a inflamação das vias respiratórias.
Tem uma ação terapêutica em situações de constipação, gripe e tosse.
> Saiba mais aqui sobre o chá de hortelã.