Share the post "Os 3 melhores chás para a gripe: aliados na cura e prevenção"
Equinácea, gengibre e perpétuas roxas são 3 exemplos de chás para a gripe, ajudando na melhoria dos sintomas e na recuperação.
A gripe é uma doença causada por uma variedade de vírus. Os sintomas dependem do vírus em causa mas, regra geral, caracterizam-se por:
- Temperatura corporal elevada;
- Cefaleias;
- Arrepios;
- Dores musculares;
- Inflamação da garganta e vias respiratórias;
- Tosse.
Não sendo recomendado nenhum tipo de farmacologia específico, os chás poderão ser uma forma de alívio de sintomas e poderão também ajudar na recuperação.
Chás para a gripe
Selecionamos 3 tipos de chá que são usados em casos de gripe ou constipação. Deverá deixar ferver durante, pelo menos, 5 minutos. Poderá beber ao longo do dia, inclusive às refeições.
Em caso de gripe, manter a hidratação é sempre um fator a ter em conta, pelo que beber chá poderá ser uma alternativa e estratégia para garantir a satisfação dessa necessidade.
1. Chá de Gengibre
Além de ser um aliado nas gripes e constipações, o chá de gengibre é usado para crises de estômago e digestões difíceis.
O seu sabor é agradável, nomeadamente associado ao mel e limão. O gengibre tem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e anti-sépticas.
Devido também ao facto de ter um sabor forte e com um gosto picante, uma rodela com cerca de 1 cm para 0,5L de água será suficiente para obter as propriedades terapêuticas associadas ao gengibre.
2. Chá de Equinácea
A equinácea é uma planta considerada medicinal sendo a sua raíz muito utilizada para chá. É conhecida por fortalecer o sistema imunitário, reduzindo a sintomatologia e prevenindo futuras recaídas.
Por ter propriedades anti-inflamatórias, é conhecida por prevenir complicações associadas à gripe, como infeções mais graves, restabelecendo ainda as funções imunitárias e criando defesas para agressões futuras.
3. Chá de Perpétuas Roxas
Trata-se de uma flor, utilizada para chá, reconhecendo-se a sua capacidade anti-inflamatória.
Atua de forma eficaz em sintomas alusivos à gripe como: tosse, inflamação da garganta, bronquite e dores de cabeça.
Além de situações de gripe, questões e problemas associados às cordas vocais, poderão beneficiar com a toma deste chá, usado muitas vezes em profissionais com grande recurso à voz.
Deverá colocar cerca de 7-8 flores por 0,5L e deixar ferver, de forma a obter os benefícios que lhe são associados.