Cefaleia ou cefalgia são os termos médicos para a vulgar dor de cabeça ou dor na região cervical. É um dos sintomas mais habituais da medicina e uma das queixas mais frequentes em diversos tipos de consulta. A cefaleia é, também, um dos motivos principais (em todo o mundo) de faltas ao trabalho.
A plataforma dor.com.pt sabe o que sente e, por isso, disponibiliza um Código Visual da Dor que vai facilitar a comunicação da dor ao médico.
Tipos de cefaleia
Existem dois tipos de cefaleias: primárias e secundárias.
Cefaleias primárias
São as mais frequentes e, por si só, já constituem uma patologia. Existem dois tipos de cefaleia primária: cefaleia de tensão e enxaqueca, sendo que esta última aparece, habitualmente, entre os 10 e 30 anos de idade e desaparece por volta dos 50 anos.
Mais de metade das pessoas com enxaqueca tem histórico familiar da doença, o que leva a crer que existe alguma tipo de fator genético associado.
Cefaleias secundárias
As secundárias podem aparecer como consequência de uma outra doença ou acontecimento. Por exemplo, uma dor de cabeça que resulta da falta de hidratação.
Causas da cefaleia
As causas variam com o tipo de cefaleia em questão no entanto, enumeramos agora as causas mais habituais.
Causas das Cefaleias de tensão
- Cansaço;
- Stress;
- Repouso insuficiente;
- Má postura.
Causas das Enxaquecas
- Estímulos visuais fortes (luz, movimento, etc);
- Cheiros muito fortes;
- Tensão emocional e stress;
- Excessivo esforço físico;
- Excesso de álcool;
- Jejum prolongado.
Sintomas da cefaleia
Os sintomas variam de acordo com o tipo de cefaleia.
Sintomas das Cefaleias de tensão
- Dor sobre os olhos ou a nuca;
- Sensação de pressão forte à volta da cabeça (como se tivesse uma fita a apertá-la) acompanhada de dor. Esta for por vezes irradia para trás, podendo mesmo ir até aos ombros;
- Não se agrava com movimentos ou esforços mas piora ao longo do dia;
- Dor aguda recente pode ser sintoma de elevada pressão do líquido ocular (glaucoma).
Sintomas da Enxaqueca
- Cerca de 20% dos doentes têm sintomas de depressão, irritabilidade, inquietação, náuseas, falta de apetite, sintomas estes que surgem cerca de 10 a 30 minutos antes de se iniciar a dor de cabeça;
- Cerca de 20% dos doentes perde a visão numa área específica, apercebe-se de luzes dispersas ou cintilantes, sofrem de uma distorção das imagens, ou os objetos aparentam tamanho diferente do real;
- Alguns doentes têm sensação de formigueiro ou perda de forças num braço um numa perna. É bastante habitual que estes sintomas desapareçam momentos antes de surgir a cefaleia, mas, por vezes, misturam-se com a dor;
- Piora com o esforço;
- Náuseas ou vómitos;
- Hipersensibilidade à luz;
- Hipersensibilidade ao som;
- Hipersensibilidade ao cheiro;
A dor associada à enxaqueca pode sentir-se apenas de um lado da cabeça ou em toda a sua região. Em alguns casos, as mãos e os pés podem arrefecer e até mesmo ficar com uma cor azulada.
A enxaqueca pode aparecer de uma forma sistemática durante muito tempo e pode, de seguida, desaparecer durante semanas, meses ou até mesmo anos. Algumas pessoas ficam num estado de irritação tal que preferem estar sozinhas, de preferência num espaço escuro e silencioso.
Tratamento da cefaleia
Tratamento da Cefaleia de tensão
Primeiramente deve ser tentada uma abordagem sem medicamentos: descansar, fazer exercício físico e evitar stress, por exemplo. Caso não funcione, então poderá haver necessidade de recorrer a medicamentos analgésicos.
Em situações agudas, as enxaquecas necessitam de um tratamento medicamentoso de forma a aliviar a dor. Em alguns casos, há a necessidade de usar medicamentos a longo prazo de forma a tentar evitar a recorrências da crises.
Tratamento da Enxaqueca
Os episódios de enxaqueca podem durar algumas horas ou mesmo dias. É muito habitual que as dores sejam intensas, principalmente se acompanhadas de náuseas e hipersensibilidade à luz, som ou cheiro. Nestes casos, é comum que os analgésicos habituais não tenham efeito, conseguindo apenas ultrapassar a dor com repouso.
Doses elevadas de cafeína também podem ajudar, sendo muitas vezes usada em paralelo com analgésicos. Alguns medicamentos podem prevenir que a situação seja recorrente.
Saiba mais sobre cefaleias e enxaquecas no site dor.com.pt.
Veja também:
- Saiba como aliviar a dor de cabeça sem medicação
- Dor nas costas: uma das principais causas de incapacidade
- A dor é intensa? Saiba como avaliar e comunicar a sua dor!
- Sente dor há mais de três meses? Saiba que pode ter dor crónica