A cavala é um peixe gordo delicioso e bastante rico do ponto de vista nutricional.
Em Portugal, este peixe faz parte da tradição há muito tempo, sendo abundante nas nossas águas e muito consumido pelos portugueses.
A sua versatilidade é um dos seus pontos fortes na cozinha, uma vez que pode ser confeccionada de diversas maneiras.
Recentemente a cavala tem vindo a ganhar mais adeptos, fruto dos sucessivos estudos científicos que têm evidenciado que o consumo deste peixe azul é benéfico para a saúde, principalmente devido ao seu alto teor de ácidos gordos ómega-3.
Os ácidos gordos ómega-3 contribuem para o bom funcionamento do coração, quando inseridos num estilo de vida saudável e numa dieta variada e equilibrada. Além disso, podem ajudar a prevenir doenças neuro degenerativas.
Composição nutricional da Cavala
Por cada 100g de alimento cru, obtém-se:
- Energia: 202 kcal
- Proteína: 20,3 g
- Gordura: 13,4 g (dos quais 3,7 e 4,7 g são monoinsaturados e polinsaturados, respetivamente)
Estes valores mostram que a cavala é uma óptima fonte de proteína, não possuindo qualquer teor de hidratos de carbono. A sua gordura é considerada saudável, já que é essencialmente não saturada.
Além destes macronutrientes, fornece-nos uma boa quantidade de vitaminas e minerais, entre os quais se destacam a vitamina A, B6 e B12 e ainda o fósforo, potássio e o cálcio.
6 Razões para incluir Cavala na sua alimentação
1. Previne doenças cardiovasculares
Devido à sua excelente composição nutricional no que respeita a ácidos gordos polinsaturados, mais especificamente os ómega 3, e à sua baixa concentração de ácidos gordos saturados a cavala torna-se uma mais-valia na prevenção de doenças do coração como arterosclerose, ataque cardíaco e arritmias.
2. Diminui o risco de desenvolver diabetes
A cavala é um peixe que possui ácidos gordos monoinsaturados que ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue em indivíduos diabéticos além de terem um papel importante na prevenção do desenvolvimento de diabetes.
O consumo regular deste alimento pode ainda reduzir a gordura abdominal.
3. Controla a tensão arterial
Ao ser uma boa fonte de potássio presente na dieta, vai ser um excelente aliado na manutenção da tensão arterial dentro do intervalo saudável.
Adicionalmente, diminui o risco de complicações associadas á hipertensão, uma condição prevalente em indivíduos que não são vegetarianos.
4. Melhora a função cognitiva
A depressão é um problema que pode ser prevenido pelo consumo de alimentos ricos em ácidos gordos ómega 3, como a cavala. Além disso, podem ser útil a evitar mudanças drásticas de humor nos indivíduos que sofrem de depressão.
Outros benefícios relacionados com esta fonte de ómega 3 são a diminuição do risco de desenvolver doença de Alzheimer e Parkinson.
5. Reduz os sintomas da artrite reumatóide
As pessoas que sofrem desta condição possuem grandes dores nas articulações, dores essas que podem atenuadas através da ingestão de compostos anti-inflamatórios presentes na cavala.
Outro benefício do consumo deste peixe é a capacidade de melhorar a eficácia dos medicamentos próprios para esta doença.
6. Perda de peso/ manutenção de peso corporal
A cavala pode ajudar na perda de peso de diferentes formas. A regulação do metabolismo basal é uma delas, e também a diminuição dos níveis de açúcar no sangue podem ser importantes na perda de peso na pessoa obesa.
Combinar uma dieta saudável, onde se insere a cavala, e a prática de exercício físico regular ajuda na diminuição da gordura corporal e consequentemente na perda de peso.
Curiosidades
- O consumo de cavala é recomendado por todos os seus benefícios nutricionais e ainda por ser considerada uma pescaria sustentável;
- Uma vez que a sardinha, também um peixe rico em ómega 3, é atualmente uma espécie cuja pesca deve ser limitada, a cavala é um excelente substituto.