O Carnaval 2018 está a chegar e todos os preparativos estão na reta final.
Atente ao que vai acontecer e quais as máscaras imperdíveis para brilhar no Carnaval 2018 e divertir-se à grande.
Carnaval 2018 em Portugal
Em Portugal, em cidades como Ovar, Torres Vedras, Alcobaça e mesmo na Ilha da Madeira, os festejos carnavalescos duram muito para além do domingo e da terça feira.
1. Torres Vedras
Considerado o mais típico do país, o Carnaval de Torres Vedras tem este ano como tema “Mares e Oceanos”. Algo muito típico português e que tem como objetivo alertar para a necessidade de preservar o que de melhor existe no planeta.
2. Ovar
Organizado formalmente desde 1952, o Carnaval de Ovar é o maior acontecimento turístico da região e a sua preparação envolve, durante todo o ano, grande capacidade de união e organização. Desfiles, bailes de máscaras, muita música e samba no pé. Vai marcar presença?
3. Alcobaça
O espírito do Carnaval em Alcobaça tem passado de geração em geração e, este ano, tem como tema “Super Heróis”. Como tal, pelas ruas esperam-se milhares de foliões na tenda gigante, colocada em frente ao Mosteiro de Alcobaça, mesmo no coração da cidade, vindos de vários pontos do país, para a mais extraordinária “Folia&Algazarra”.
4. Madeira
As festas de Carnaval na Madeira são uma das festas regionais mais animadas. A ilha fica mais alegre ao som de bandas filarmónicas e marchas carnavalescas que levam a boa disposição a toda a baixa da cidade. Confira o programa completo:
- 7 a 14 fevereiro: Animação diversa na baixa da cidade do Funchal
- 10 fevereiro: Grande Cortejo Alegórico
- 13 fevereiro: Cortejo Trapalhão
5. Mealhada
Mais conhecido como o Carnaval Luso Brasileiro da Bairrada, o Carnaval da Mealhada apresenta o lema “VAI VIRAR CARNAVAUUU”, nos desfiles a 11 e 13 de fevereiro. Está marcado o regresso ás ruas da cidade, onde marcarão presença Vitor Hugo e Raquel Loureiro como Rei e Rainha da edição 2018.
6. Loulé
A festa em Loulé começa no sábado e termina na terça-feira seguinte, dia 13 de fevereiro. A inspiração para a edição deste ano é a Web Summit, de tal forma que o corso mais antigo de Portugal tem como tema “Carnaval Summit de Loulé”.
7. Nazaré
Os Reis do Carnaval da Nazaré 2018 são António “Tato” Oliveira e Maria Adália “Dálinha” Santos, que vão apresentar o tema “Ná Pai Pá Gente”. Está lançado o mote para os dois desfiles, a 11 e 13 de fevereiro ao longo da marginal da praia da Nazaré.
Carnaval 2018: o que vestir?
Mesmo não sendo feriado, o Carnaval é uma festa à qual ninguém quer faltar. Esta é uma altura de esquecer as regras e libertar todas as energias, de preferência com uma vestimenta a condizer. Se precisa de sugestões, aqui deixamos algumas.
São várias as tradições de Carnaval em Portugal. Muitas pessoas mascaram-se com fatos de Carnaval alusivos a uma determinada categoria profissional, personagem de cinema, desenhos animados ou até uma personalidade mediática.
1. Crianças
Como o Halloween é cada vez mais famoso em Portugal, as máscaras de bruxas e monstros são cada vez menos requisitadas, sendo que as crianças preferem as típicas princesas, super-heróis ou desenhos animados que estejam em voga no momento.
2. Mulheres
Por sua vez, as mulheres preferem fatos mais sensuais e que lhes permita dar asas ao seu lado mais atrevido, como gatas, enfermeiras ou coelhinho da Playboy.
3. Homens
Dado que os homens não gostam tanto de se mascarar na totalidade, recomendamos o uso de máscaras de cara, como Palhaço empresário, Darth Vader, Barack Obama ou até Donald Trump.
Carnaval no Mundo
1. Carnaval no Brasil
No Brasil é festejado um pouco por todo o país, apesar do mais conhecido e um dos maiores carnavais do mundo, ser o Carnaval do Rio, que todos os anos atrai milhares de pessoas àquela cidade do sudeste brasileiro.
2. Carnaval de Veneza
Nesta cidade italiana, o entrudo é tradição desde o século XVII e é muito famoso pelas típicas máscaras venezianas.
Os trajes de Veneza são também eles símbolo de elegância: as mulheres vestem longos vestido ricamente enfeitados e os homens roupas de seda pretas e chapéu de três bicos ou libré.
3. Carnaval na Suíça
Na zona da Basileia, na Suíça, é onde o Carnaval tem maior expressão. A festa começa na segunda-feira anterior à quarta-feira de cinzas, por volta das 4 da manhã com o Morgestraich.
Neste momento, todas as luzes do centro da cidade apagam-se e várias pessoas desfilam com lanternas ao som de músicas de Carnaval com flautas e tambores.
4. Carnaval no Canadá
No Canadá, na cidade de Quebec, tem lugar aquele que é conhecido como o maior Carnaval de inverno do mundo. A festa dura três semanas e inclui concertos, esculturas de neve, paradas noturnas e atividades esportivas, como é o caso da competição de canoas e pesca no gelo.
Apesar das baixas temperaturas que se fazem sentir e que rondam normalmente os 10 graus abaixo de zero, o Carnaval do Canadá atrai milhares de pessoas todos os anos.
5. Carnaval na Eslovénia
O carnaval esloveno é conhecido pelo seu caráter diversificado e rico.
O Kurent é a personagem mais popular do entrudo na Eslovénia e é representado por uma fantasia com uma máscara monstruosa e demoníaca.
Um pouco por todo o lado há desfiles com pessoas a usar essas máscaras, representando uma mistura de celebrações ocidentais e o antigo paganismo eslavo. Na quarta-feira de cinzas tem lugar o enterro do pust, que é um boneco que simboliza todos os males.
6. Carnaval no Japão
No Japão, o Carnaval é conhecido por Asakusa Samba Carnival. É um festival com carros alegóricos, baianas e até samba cantado em português. É também muito comum ver-se roupas importadas do Brasil.
Muitas pessoas saem nas ruas para aproveitar a festa e sambar. A presença de vários brasileiros, principalmente em lugares de destaque nos carros alegóricos, é bastante frequente.
Origem no Carnaval
O Carnaval é celebrado um pouco por todo o mundo, apesar de ser mais facilmente associado ao Brasil, principalmente por que o Carnaval do Rio é um dos mais famosos do mundo.
Mas foi no velho continente europeu que o entrudo teve origem, estando a mesma relacionada com alguns rituais de fecundidade da terra que eram organizados no início da primavera.
Os primeiros bailes de máscaras tiveram origem em França, por volta do século XVII, e rapidamente se tornaram populares por toda a Europa, especialmente em Roma e Veneza.
Veja também:
- Os melhores disfarces de Carnaval para toda a família
- As mais emblemáticas cidades do Carnaval
- 7 Máscaras de Carnaval simples e baratas
- 8 Disfarces de Carnaval para quem adora desporto
- 9 Originais disfarces de Carnaval de comida
- Onde comprar fatos de Carnaval baratos?
- 10 ideias de fatos de Carnaval para todos
- Fatos de Carnaval para grupos: 5 ideias