Share the post "5 motivos pelos quais o cão não deve dormir na cama dos donos: conheça-os"
Quem tem um cão sabe que é difícil resistir ao seu olhar de “cachorrinho abandonado” quando chega a hora de deitar e querer partilhar a cama consigo. Especialmente quando se trata de um cachorro ou um animal mais idoso, mais difícil ainda é resistir à tentação. No entanto, o cão não deve dormir na cama dos donos pois pode trazer problemas tanto ao tutor como ao cachorro.
5 Motivos pelos quais o cão não deve dormir na cama dos donos
1. Problemas para a saúde do tutor
Mesmo tendo todos os cuidados de higiene e saúde com o animal, vacinas e desparasitações em dia, existe algum risco de o animal poder trazer para a cama do tutor algumas bactérias ou parasitas como pulgas e carraças. No entanto, acredita-se que se o cão tem as vacinações e desparasitações em dia, partilhar a cama não é arriscado neste sentido, sedo equiparado a partilhar o sofá ou o colo.
Os cães não tomam, nem podem, tomar banho diariamente como as pessoas, portanto é mais provável que possam trazer lixo especialmente nas patas que depois irão estar em contacto direto com os lençóis.
Também no seu pelo podem transportar alergénios como o pó ou pólen, o que pode ser prejudicial a pessoas com alergias, rinite e asma.
Cães idosos ou cachorros podem não ter controlo de urina e fezes e podem ainda fazer necessidades na cama dos tutores.
2. O cão pode magoá-lo sem intenção
Mesmo sendo um animal meigo, pode acontecer que se assuste enquanto dorme ou até esteja a sonhar e acorde sobressaltado podendo morder ou arranhar a pessoa com quem estão a dormir.
No caso de ser um cão grande pode também magoá-lo a si ao mexer-se e movimentar-se na cama.
3. Pode magoar o seu cão
Também as pessoas durante o sono podem magoar os cães, especialmente se forem de porte pequeno ou cachorros. Tal como dormir com bebés pode ser arriscado, dormir com cães pequenos também o pode ser, correndo até o risco de asfixia ou esmagamento.
Caso a cama seja muito alta e o cão de tamanho pequeno, pode também correr o risco de cair da cama e magoar-se.
4. Problemas no sono
Dormir com o seu cão pode causar problemas no sono, especialmente se tem um sono leve. A preocupação de não se mexer muito para não magoar o cão pode fazer com que não consiga dormir bem.
Se o cão for muito irrequieto ou reativo aos barulhos, especialmente durante a noite no silêncio, pode ladrar e levantar-se rapidamente acordando-o a si também.
5. Problemas no comportamento do cão
O cão se for habituado a dormir sempre na cama pode desenvolver alguns distúrbios comportamentais. Dormir na cama com os donos pode gear um apego demasiado grande e criar ansiedade no animal.
Também poderá levar a episódios de agressividade, pois, o animal irá perceber a cama como sendo o seu território. Especialmente se tem mais do que um animal, pode levar a conflitos entre eles.
Outro problema, especialmente em machos, é que podem começar a marcar território através da urina.
Onde poderá dormir se o cão não deve dormir na cama dos donos?
Já vimos que o cão não deve dormir na cama dos donos pois pode não ser benéfico tanto para o cão como para os tutores. Sendo assim, qual será a melhor solução?
1. Cama para cães
Para escolher a cama do cão o critério é o seu próprio gosto, pois tal como as pessoas os cães também têm as suas preferências.
A cama irá funcionar como o seu próprio território onde poderá estar tranquilo e em segurança. Muitas vezes os cães acabam até por pedir para ir para a sua cama para descontraírem. Pois, apesar de os cães serem animais sociáveis e gostarem de andar sempre atrás do seu dono também gostam (e precisam) dos seus momentos de tranquilidade.
A cama deve estar num local tranquilo, onde não seja local de passagem para não incomodar o cão quando este estiver a descansar, de preferência num local resguardado tanto do frio como do calor.
2. Transportadora ou casota
Estes irão funcionar com o mesmo conceito do que a cama para cães, proporcionando ao cão um lugar seguro onde ele sabe que se pode refugiar.
As transportadoras têm o benefício de poderem ser utilizadas também para o transporte do cão, já que estará habituado e se sente tranquilo no seu interior, fazendo com que se sinta mais seguro e calmo durante a viagem.
Cão não deve dormir na cama dos donos: como ensinar o cão a dormir no local correto?
1. Ser firme
Se pretende que o seu cão não durma na sua cama a primeira coisa a fazer é ser firme e conciso acerca dessa proibição. Por exemplo, não deve por vezes permitir que suba para a cama e outras vezes repreendê-lo quando este sobe.
Se não for consistente, o cão irá ficar confuso e irá gerar mais ansiedade ao animal. O mesmo se aplica se não quer que o cão durma noutros locais, como por exemplo no sofá.
2. Incentive-o a usar a cama
É normal que numa fase inicial o cão não dê preferência a cama para dormir, muito menos se estiver habituado a dormir na cama.
Incentive-o a utilizar a cama ou a transportadora começando por colocar um cobertor ou uma peça de roupa com o seu cheiro.
Deve também incentivá-lo a dormir nesse local ou apenas estar durante o dia em vários momentos, e não só durante a noite, para que se habitue gradualmente.
Recompense-o quando for para os locais pretendidos brincando com ele ou reforçando-o positivamente com snacks apetitosos.