Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
02 Abr, 2019 - 12:00

Cane Corso: conheça esta raça de cães e as suas caraterísticas

Mónica Carvalho

Esta é uma daquelas raças que quase intimida só de olhar. Mas se observar com atenção, poderá verificar que toda a força do Cane Corso também revela uma doçura.

cane corso cão

Se procura mais um elemento para aumentar a família, que seja o companheiro de brincadeiras, aventuras e se mantenha sempre fiel, então a raça Cane Corso bem pode ser a solução ideal.

É um cão forte, ágil, obediente, elegante e musculado, revelando-se, além de companheiro, um excelente cão de guarda e que defenderá sempre a sua família contra tudo e todos.

Caraterísticas gerais do CANE CORSO

grupoGrupo: Grupo 2 – Cães de tipo Pinscher e Schnauzer, Molossóides e Cães de Montanha, e Boieiros Suíços
Finalidade: cão de guarda
Ambiente ideal: casa ou apartamento com espaço exterior
origemPaís de Origem: Itália
portePorte: grande
Altura: de 60cm a 68cm
pesoPeso ideal: de 40kg a 50kg
corCor: preto, cinza chumbo, ardósia, cinza claro, ruivo claro, ruivo escuro e tigrado
lifeEsperança Média de Vida: entre 10 a 12 anos
preçoPreço médio: de 350€ a 700€

Caraterísticas específicas do CANE CORSO

Esta raça é bastante ativa e precisa de estimulação física e mental diariamente, em diferentes momentos do dia, recomendando-se passeios matinais e ao final do dia, para evitar que se torne irrequieto e destrutivo.

Dado que a sua natureza é de proteção e caça, deverá apostar no treino adequado desde que ele é cachorro, principalmente para facilitar a socialização, já que a raça Cane Corso não nasce com o dom da simpatia.

Este cão pode viver num apartamento, desde que seja grande e possua um espaço exterior, preferencialmente em terra ou relvado, para que se possa exercitar devidamente. Além disso, não se recomenda ter pisos escorregadios, sob pena de provocar danos nos membros e articulações.

rating 4Energia
rating 5Inteligência
rating 5Tolerância ao frio
rating 2Tolerância ao calor
rating 1Cuidados de higiene
rating 1Queda de pelo
rating 4Tendência para problemas de saúde
rating 3Facilidade de aprendizagem
rating 4Socialização com crianças
rating 1Socialização com estranhos
rating 3Socialização com cães
rating 1Socialização com gatos

Fases da vida do CANE CORSO

fase-bébéfase-adultofase-idoso
BébéAdultoIdoso
0 – 24 meses24 meses – 8 anos8 – 12 anos

Físico do CANE CORSO

cão cane corso

Este cão tem uma cabeça larga, um focinho curto e um pescoço grosso e forte. De destacar as orelhas, de formato triangular, largas e pendentes. Os membros são curtos e fortes, possuindo uma força fora do vulgar.

Temperamento do CANE CORSO

Duas caminhadas por dia e um espaço exterior serão suficientes para que o Cane Corso possa esbanjar toda a energia acumulada. Mas tenha cuidado com a atividade física enquanto ainda é cachorro, visto que as articulações e músculos não estão totalmente desenvolvidos até aos 18 meses de idade.

O treino mental deve ser tido em conta desde pequeno, visto que têm tendência a roer tudo o que apanhem.

Problemas de Saúde do CANE CORSO

Estes são os problemas generalizados mais associados a cães de grande porte, não significando, como tal, que os cães desta raça irão ter obrigatoriamente alguma destas condições. Deverá sempre falar com o médico veterinário caso suspeite de alguns destes problemas.


Ossos
Displasia coxofemural

Cuidados a ter com o CANE CORSO

PeloEscove o pelo com uma escova de cerdas naturais ou luva uma vez por semana e deve usar um condicionador para dar brilho
DentesEscovar duas a três vezes por semana
UnhasCortar uma a duas vezes por mês

Origem do CANE CORSO

A origem desta raça remonta ao tempo do Império Romano, altura em que eram utilizados nas ofensivas guerreiras, por serem cães grandes, robustos e corajosos.

Aos poucos, foi também sendo introduzido no meio da agricultura, visto que possuíam facilidade na condução do gado, na caça de grandes presas, na proteção das casas e também das pessoas. Desde cedo se demonstrou a sua versatilidade, aliada à velocidade e agilidade, porém isto quase levou ao desaparecimento da raça.

No final da década de 70 do séc. XX, Giovanni Bonatti, Fernando Casolino, Luciano Malavesi e Stefano Gandolfi, reconstituíram a raça a partir de alguns espécimes. Em 1988, a raça começou a ser exibida em exposições pela italianas e em 1997 foi a vez da Federação Cinológica Internacional integrar o Cane Corso à lista das raças oficiais.

Curiosidades sobre o CANE CORSO

O seu nome tem origem no latim: cane deriva de “canis”, que significa cão; e corso deriva de “corsus”, que significa resistente / robusto.

Conheça mais raças de cães:

Artigos Relacionados