A candidíase no homem é uma infecção causada pelo fungo candida albicans que atinge principalmente a boca e os órgãos genitais, podendo, em casos mais graves, afetar inclusivamente alguns órgãos internos e o sistema nervoso central.
O fungo “candida albicans” encontra-se naturalmente presente no organismo humano, nomeadamente na pele, na boca, no órgão genital e no intestino. Enquanto o fungo se encontra nestes locais e em quantidade considerada normal não existe qualquer problema.
Contudo, quando ocorre alguma mudança ou alteração no sistema imunulógico, este fungo poderá espalhar-se com maior intensidade, levando ao aparecimento de um quadro infeccioso, provocando assim a candidíase.
Por isso, é normal o seu aparecimento quando o sistema imunológico está enfraquecido e até por possíveis reações ao uso recorrente de certos antibióticos.
Tipos de candidíase no homem
Apesar de ser um problema de saúde mais frequentemente associada à mulher, a candidíase no homem é também uma realidade e existem diferentes tipos:
1. Candidíase peniana
A candidíase no pénis não é tão comum como a candidíase vaginal, porém merece cuidados quando se manifesta.
Diabetes e higiene precária são fatores comuns que podem levar ao aparecimento deste tipo.
2. Candidíase oral
A candidíase oral pode ser diagnosticada em crianças, idosos, diabéticos, em adultos após o contato íntimo desprotegido e pacientes em fase de tratamentos que comprometem o sistema imunológico.
Caracteriza-se por pequenas aftas na boca e dificuldade em engolir.
3. Candidíase de esófago
As esofagites de causa infeciosa que têm o fungo candida albicans na sua origem são mais raras e predominam nos pacientes de baixa imunidade, principalmente os portadores do vírus do HIV e pacientes com cancro.
A candidíase de esófago é mais comum em idosos e raramente acomete crianças, exceto quando há comprometimento de imunidade.
4. Candidíase na pele
A candidíase na pele é uma infeção que pode aparecer sem outros fatores associados. Ocorre principalmente pelo atrito entre as peles, criando assim pequenas lesões em que surge um ambiente propício para a proliferação de bactérias e fungos, nomeadamente calor e humidade.
5. Candidíase disseminada
Candidíase disseminada ou candidíase sistémica ocorre principalmente em homens com um sistema imunológico enfraquecido, podendo assim atingir recém-nascidos de baixo peso e hospedeiros que tenham o sistema imunitário comprometido.
Nestes casos, o fungo atinge a corrente sanguínea, podendo afetar qualquer órgão e causar complicações graves.
Causas de candidíase no homem
A candidíase no homem aparece após a proliferação exagerada do fungo candida albicans devido a um sistema imunitário enfraquecido, o que pode ser provocado por:
- Alterações no sistema imunológico – homens com baixa imunidade como acontece no caso do uso de corticóides, se estiver a efetuar tratamentos de quimioterapia ou infetados pelo HIV;
- Sexo sem proteção – contato íntimo sem preservativo com uma parceira(o) infectada(o);
- Uso de antibióticos – uso frequente de antibióticos de largo espectro, corticóides ou antidepressivos que geralmente comprometem o sistema imunológico de uma forma muito intensa;
- Alterações provocadas pela diabetes – pessoas com pouco controlo da glicemia são mais propensas a desenvolver infeções fúngicas;
- Em alguns casos, principalmente em adultos acima de 40 anos, a candidíase pode ser o primeiro sintoma de diabetes, tumor ou uma doença orgânica associada;
- Má higienização do pénis;
- Elevados níveis de stress;
- Gripe forte;
- Uso de drogas.