Aprender a contar o calendário menstrual pode ser útil, tanto para saber quando será a próxima menstruação, como também para calcular o período fértil.
As hormonas sexuais femininas, o estrogénio e a progesterona, começam a sua produção ativa na puberdade, até que atingem um nível de amadurecimento, momento em que ocorre a primeira menstruação.
No entanto, a menstruação não começa de modo regular, é normal que após a primeira vez (menarca), demore algum tempo a voltar. Esta irregularidade é comum no início, mas, geralmente, regula após dois anos.
Calendário menstrual: como calcular o período fértil
1.º Passo – Observação
Cada mulher terá o seu ciclo menstrual que tem uma duração variável, entre 25 e 35 dias. Assim, a observação permitirá saber de quanto tempo é o seu ciclo menstrual.
2.º Passo – Contar a duração do ciclo menstrual
A contagem do ciclo menstrual começa no primeiro dia de menstruação e termina quando a menstruação do mês seguinte inicia novamente (o primeiro dia de sangramento, independentemente do fluxo sanguíneo). O ideal será registar esta duração durante uns meses e fazer a média entre eles.
3º Passo – Conhecer melhor o ciclo menstrual
Conhecendo o calendário menstrual poderá identificar, pelos sinais transmitidos pelo seu corpo, cada etapa do ciclo.
O ciclo menstrual é dividido em três fases:
- Folicular: inicia-se no primeiro dia da menstruação, dura entre 5 e 12 dias. Nesta fase ocorre um amadurecimento dos óvulos, libertando hormonas, designadas como estrogénios. Segue até o início do aumento da produção da hormona luteinizante, cuja função será libertar o óvulo no período fértil.
- Ovulatória: também conhecido como período fértil. Ocorre a ovulação, ou seja, a libertação do óvulo maduro para ser fecundado pelo espermatozóide. Esta fase geralmente acontece na metade do ciclo menstrual, por volta do 14º dia e dura cerca de 7 dias.
- Lútea: inicia-se após a ovulação e continua durante 10 dias aproximadamente, até o primeiro dia da próxima menstruação.
Esta fase prepara o útero para a próxima menstruação ou para uma possível gestação.
Assim, o calendário menstrual é estabelecido pela produção hormonal. Por isso, é individual de acordo com os níveis hormonais.
E se o ciclo for irregular?
Caso o seu ciclo seja irregular, não terá como saber especificamente quando será a próxima menstruação.
Nesta situação, seria benéfico você procurar um ginecologista, pois a causa deverá ser investigada.
No entanto, não deve ser motivo de preocupação, pois ciclos irregulares são comuns no início e no final da vida fértil (menarca e menopausa), no pós-parto, em mulheres com anorexia, atletas, em períodos de mudança de anti-concecionais, situações de stress, disfunções no aparelho reprodutor feminino, problemas de tiroide e ovários poliquísticos.
Apps que ajudam no controlo do calendário menstrual
Cerca de 200 milhões de pessoas já fizeram o download de aplicações deste género. Em alguns casos, estas apps são usadas para monitorizar a fertilidade, já que fornecem muitos detalhes sobre o Ciclo Menstrual.
1. Clue
A aplicação vai lembrá-la quando começa a menstruação, o tempo de Tensão Pré-Menstrual (TPM) e a janela de fertilidade.
> Descarregue a aplicação no Google play ou na App store.
2. Period Tracker
A partir dos dados sobre os seus últimos três ciclos menstruais, a aplicação vai calcular a duração média do período, de forma a dar-lhe informações mais precisas sobre o dia em que começa a sua menstruação, os níveis de ovulação e fertilidade, o seu humor e alertando ainda para alguns sintomas que podem surgir.
> Descarregue a aplicação no Google play ou na App store.
3. Pink Pad
A Pink Pad é uma aplicação de saúde e lifestyle. Ou seja, não vai apenas ajudá-la em questões de saúde, como é o caso da monotorização do ciclo menstrual, mas também pretende ligá-la a outras mulheres à volta do mundo para apoio e troca de informações.
Tal como as outras, prevê o dia em que vai começar o seu período e os dias de ovulação.
> Descarregue a aplicação na App store.