Todos os tipos de cabelo exigem cuidados específicos mas, se há problema que deixa as mulheres verdadeiramente de “cabelos em pé” são os cabelos oleosos. Todas querem um cabelo saudável e com brilho, mas nem sempre é fácil atingir esse objetivo.
O cabelo oleoso surge de um excesso de produção das glândulas sebáceas, resultando num visual gorduroso, sem volume e, muitas vezes, dando alguma comichão.
Ficar com o cabelo oleoso, mesmo que a última lavagem tenha decorrido há pouco tempo, mexe com a autoestima de uma mulher e, por isso, o ideal é tomar nota destas simples dicas e incluí-las nos seus cuidados diários.
8 Dicas para diminuir a oleosidade do cabelo
1. Opte por um champô com PH neutro
Os champôs com PH neutro não agridem o couro cabeludo, ajudando assim a proteger o seu cabelo e a prevenir o problema da oleosidade causado pelo estímulo da produção de gordura.
2. Aplique condicionador apenas nas pontas
Ao hidratar apenas as pontas do seu cabelo com condicionador, ajuda a prevenir a incómoda oleosidade.
3. Lave o cabelo com água morna ou fria
A água quente faz com que as glândulas sebáceas entrem em maior atividade e, consequentemente, a um aumento da oleosidade, por isso, lavar o cabelo com água morna ou fria deve ser um hábito a incluir no seu dia a dia.
4. Evite a utilização de secador
Evite, ao máximo, utilizar secador. Em caso de necessidade, opte por utilizar o aparelho a baixa temperatura, distanciando-o cerca de 40 centímetros da raiz do cabelo.
5. Não escove demasiado o cabelo
Escovar demasiado o cabelo estimula a atividade das glândulas sebáceas, resultando ainda numa maior fragilização dos fios e, consequentemente, na sua queda! Evite escovar em demasia.
6. Beba água
A ingestão constante de água ajuda a promover a hidratação natural o cabelo, auxiliando na eliminação de toxinas acumuladas internamente. Beba cerca de litro e meia de água por dia e verá a oleosidade do seu cabelo a diminuir.
7. Pratique uma alimentação saudável
A alimentação é um aspeto extremamente importante para o seu cabelo! Para diminuir o cabelo oleoso opte pela ingestão de vegetais, leguminosas, peixes e carnes brancas, laticínios e hidratos de carbono integrais em detrimento de doces, alimentos processados ou com alto teor de gordura.
8. Consulte um dermatologista
Se, mesmo com estas alterações, continuar com o cabelo demasiado oleoso, o ideal será que consulte um dermatologista. O diagnóstico de um profissional é a melhor forma de dar uma resposta eficaz ao cabelo oleoso, aconselhando os tratamentos mais adequados a casa caso.