Com a idade, há uma redução da quantidade de elastina e colagénio presente na pele. A aplicação de Botox – ou a toxina botulínica – é, sobretudo, indicada minimizar os efeitos do tempo e as inestéticas marcas. E desengane-se se pensa que serve apenas para as peles muito maduras, porque uma das suas vantagens é a prevenção.
Aplica-se botox para reduzir e preencher, desde cedo, as rugas de expressão causadas pela hiperatividade dos músculos da mímica ao nível da face, nomeadamente as rugas frontais da testa, rugas entre as sobrancelhas (globulares), periorbitais (os designados “pés de galinha”), infraorbitais (rugas localizadas por baixo dos olhos) e na depressão do lábio.
Vamos saber tudo sobre este tema.
Botox de A a Z
O que é botox?
Sabia que o botox começou por ser utilizado no tratamento de alguns tipos de estrabismo, de doenças musculo-nervosas acompanhadas de espasmofilia (espasmos musculares intensos e incapacitantes) e de contraturas musculares dos membros superiores? Mais recentemente, passou a ser utilizado no tratamento de certas disfunções digestivas por excessiva contração de algumas válvulas anatómicas do sistema digestivo.
Mas, afinal, o que é a toxina botulínica e de que forma atua? Explicamos-lhe tudo.
A toxina botulínica (botox) é uma molécula que bloqueia a transmissão dos impulsos nervosos em alguns músculos específicos.
Desta forma, o que este tratamento permite é que os músculos fiquem “relaxados” durante um certo período de tempo.
Assim, as rugas tornam-se menos evidentes. Na parte do rosto em que o botox é aplicado, a musculatura fica relaxada mas o local torna-se mais rígido, pelo que não poderá enrugar.
O botox pode ser utilizado num grande número de situações em que a hiperatividade muscular origine rugas esteticamente visíveis.
Como é realizado o tratamento?
Numa fase inicial, deve ser marcada uma consulta com um médico especialista, em que o paciente indica quais são os seus objetivos e expectativas.
De seguida, é estabelecido um plano de tratamento, com vista à obtenção do resultado ideal para cada paciente.
A aplicação de botox é realizada através de pequenas injeções nos locais a serem tratados e o procedimento demora, aproximadamente, 30 minutos, sendo feito em regime de ambulatório.
A aplicação é dolorosa?
Neste tratamento, são utilizadas agulhas bastante finas e a picada é praticamente imperceptível e indolor.
Normalmente utiliza-se gelo ou um anestésico tópico. Desta forma, aquilo que o paciente sente é, apenas, um pequeno desconforto.
Quando se começam a notar os resultados e quanto tempo duram?
Os resultados do botox podem ser perceptíveis em cerca de 5 dias após a aplicação. Entre o sétimo e décimo quarto dia o efeito atinge o seu pico.
A maioria dos efeitos mantém-se até, pelo menos, 3 meses após o tratamento inicial.
No entanto, é importante ter em atenção que a duração dos efeitos dependerá, sempre, da pele do paciente, da idade, da dose aplicada e do plano de tratamento estabelecido pelo médico.
Quais os cuidados a ter após a aplicação?
É imprescindível que siga as indicações dadas pelo seu médico para que o tratamento seja bem sucedido.
As recomendações mais comuns são:
- evitar a exposição solar;
- não estar deitado nas primeiras 4 horas;
- não realizar atividades físicas no dia da aplicação;
- não tocar nem massajar a área tratada.