Muito se fala do bem que faz andar a pé.
Mas será que conhece os reais benefícios desta prática? Possivelmente não lhes dá o devido valor.
Uma boa caminhada diária é recomendada à população em geral. Dos mais novos aos mais velhos, dos mais ativos aos mais sedentários. Andar a pé faz bem. Esta é a verdade. Não só contribui para um estilo de vida mais saudável, como ainda tem inúmeros benefícios para a saúde e organismo.
E se precisa de motivos para o fazer, nós damos-lhe alguns.
Andar a pé: porque o deve fazer?
Obtenha já o seu plano de treinos personalizado e atinja os seus objectivos! Fale com o nosso personal trainer e receba o seu plano de treinos.
Por todas as razões e mais algumas. Além de ser um desporto muito barato (vai sair-lhe a custo zero), ainda contribui para a sua saúde física e mental. Quer melhor do que isto?!
Então cá vai uma lista de importantes benefícios de andar a pé.
1. Faz bem ao coração
Andar a pé todos os dias contribuiu para reduzir o risco de vir a sofrer de doenças cardiovasculares. Tudo porque ajuda a controlar o colesterol, diminui o nível de triglicéridos e ainda reduz a pressão arterial, por exemplo.
2. Emagrece
Sim, é mesmo verdade. Não é só conversa. Andar a pé todos os dias ajuda a queimar calorias e a perder peso. Ao fazê-lo pode ajudá-lo a libertar-se desses quilos a mais, eliminar a barriguinha indesejada e a manter o peso ideal.
3. Queima calorias
Vem no seguimento da anterior. Só para ter uma ideia andar a pé (em passo acelerado) 30 minutos por dia, pode ajudá-lo a queimar cerca 170 calorias. Ao andar a pé todos os dias vai permitir que o seu organismo continue a queimar mais calorias durante várias horas, mesmo depois de ter parado, o que contribui para a perda de peso.
Além disso, ao andar a pé todos os dias vai aumentar o catabolismo, isto é, a destruição das células de gordura (tecido adipócito), reduzindo assim o índice de gordura no corpo.
► Calcule quantas calorias gasta nesta e noutras atividades
4. Fortalece os músculos e os ossos
Mais uma boa razão para começar já hoje a andar a pé. Além de aumentar a resistência, o que faz desta modalidade uma boa opção para quem se inicia na prática desportiva, andar a pé ainda fortalece os músculos e confere maior estabilidade aos ossos.
Isto para não falar do facto de potenciar os estímulos elétricos que contribuem para a absorção de cálcio e de contribuir para reconstrução do tecido ósseo, o que – em última instância – ajuda a prevenir ou abrandar a osteoporose. E como se isso não bastasse ainda ajuda a fortalecer cartilagens, tendões e ligamentos, melhora o equilíbrio e aumenta a mobilidade e a agilidade.
5. Melhora o humor e a saúde mental
Por esta altura já não deve ter dúvidas que andar a pé faz bem, mas – pelo sim, pelo não – cá vão mais algumas razões para o fazer. Além de o ajudar a relaxar e a dormir melhor, andar a pé contribui para a libertação de endorfinas (a hormona da felicidade) que estimula a sensação de bem-estar, o bom humor e até a autoestima.
Em suma, além de fazer bem ao corpo, faz bem à mente, até porque ajuda a retardar o envelhecimento e estimula a memória.
Como vê razões não faltam. Por isso, pela sua saúde, ande a pé!