Na guerra dos robots de cozinha, há dois modelos que lideram no campo de batalha: Bimby vs Yämmi.
Com o mercado cada vez mais forte no que a este eletrodoméstico diz respeito, novos concorrentes e novidades surpreendentes a cada lançamento, as marcas estão sempre a procurar oferecer mais e melhor aos seus clientes.
Foi o que aconteceu com as duas máquinas que, recentemente, lançaram novos modelos: a Bimby TM5 e a Yämmi 2.
A primeira tem tecnologia alemã, a segunda foi desenhada e produzida em Portugal. Na batalha Bimby vs Yämmi, se não consegue decidir, conheça todas as diferenças entre os dois robots de cozinha.
Bimby vs Yämmi: qual robot de cozinha escolher?
1. Funções
Neste ponto, as máquinas estão ao mesmo nível. As duas permitem amassar, aquecer, bater em castelo, cortar, cozinhar a vapor, emulsionar, ferver, liquidificar, misturar, moer, picar, pulverizar, ralar, refogar, saltear, triturar.
Para além disto, tanto a Bimby como a Yämmi, permitem ajustar a temperatura, o tempo e a velocidade a qualquer altura.
Ambas permitem escolher temperaturas entre os 37º e os 120º, têm 11 velocidades (onde se inclui a função para amassar massas de pão ou pizzas) e a turbo.
2. Lâminas
Até aqui, a Bimby estava em vantagem porque apenas precisava de uma lâmina para todo o serviço, enquanto a Yämmi trazia duas: uma para cortar, outra para misturar.
Esta diferença acabou com o lançamento da Yämmi 2, agora, o robot da Sonae, tem apenas uma lâmina que permite cortar, moer os alimentos e picar e, invertendo o sentido, amassar, mexer ou misturar.
Ambas incluem um acessório misturador para preparar claras em castelo, cremes, molhos ou mousses.
3. Ecrã
A nova Bimby tem um ecrã táctil e apenas um botão para todas as funções. Na Yämmi há vários botões para começar a cozinhar: o botão seletor (define os valores para a função selecionada) e um botão para cada função.
No novo modelo Yämmi, o botão seletor traz uma novidade: acende a luz azul quando trabalha a temperaturas até 60°C e a luz vermelha para temperaturas superiores a 60°C. Além disso, sempre que estiver mais de 15 minutos sem utilização, a Yämmi entra em modo de espera.
4. Balança
Era uma das lacunas da versão anterior mas, agora, tanto a Bimby como a Yämmi trazem a balança incorporada, ambas com função tara.
5. Bandeja de vapor
Bimby e Yämmi estão preparadas para cozer a vapor o que é uma vantagem extra neste tipo de equipamentos.
Assim, pode, em simultâneo, cozinhar no copo e na bandeja do seu robot de cozinha, preparando vários pratos ao mesmo tempo com um só eletrodoméstico.
Para cozinhar a vapor, a Bimby, tem dois níveis e um tabuleiro, já a Yämmi, tem três níveis e dois tabuleiros.
6. Copo e tampa
O copo da Bimby tem capacidade para 2,2 litros, no da Yämmi cabem agora 2,5 litros.
Ambos com sistema de aquecimento e sensor de temperatura. Como extra, a Yämmi permite adquirir o acessório panela onde é possível cozinhar maiores quantidades, até 3,7 litros.
A tampa da Bimby e da Yämmi permite que adicione os ingredientes no copo à medida que são necessários, sem precisar parar o processo e abrir a tampa.
No novo modelo, a Bimby tem um sistema automático de fecho, já o sistema de fecho da Yämmi, tranca rodando mas é muito eficaz e no visor o símbolo de um cadeado indica se o copo está bem fechado.
7. Copo medida
Os copos de medida, dos dois robots, permitem medir os ingredientes (até 100ml) e servem como proteção, para tapar o bocal da tampa enquanto cozinha, evitando salpicos.
O copo da Yämmi encaixa e pode ficar solto ou tranca evitando que salte. O copo da Bimby não tranca, porém, permite introduzir ingredientes de forma lenta e em fio.
8. Receitas
Para a Bimby existem já milhares de receitas que pode encontrar na revista mensal, nas dezenas de livros editados, no portal, na aplicação e na novidade da TM5, a Chave de Receitas que traz todas as receitas já programadas.
No caso da Yämmi pode consultar as receitas no livro com 300 sugestões, na revista Continente, na página oficial e na aplicação.
9. Preço
É aqui que reside a maior diferença ou, pelo menos, aquela que pode ter mais peso para os consumidores: a enorme diferença de preço. A Bimby TM5 custa 1095 euros, já a Yämmi custa 399 euros (PVP de lançamento até 31 de outubro).
A disparidade não é em vão uma vez que há diferenças seja no material, nas funcionalidades ou na tecnologia.
Porém, numa análise elaborada pela DECO em que foi comparada a Bimby vs Yämmi, ainda que este tenha tido uma avaliação inferior, conseguiu um resultado na zona de boa qualidade.