A bétula (Bétula Pendula), também designada por vidoeiro, é uma árvore da família das Betuláceas, de origem euro-asiática e comum na Ásia e América do Norte. Em Portugal, é cultivada na Serra da Estrela e cresce de forma espontânea nas regiões montanhosas transmontanas.
Em várias culturas, esta planta adquiriu nomes populares como “árvore da vida” ou “árvore da sabedoria” ou “árvore do amor”, devido às propriedades que apresenta.
Apesar de as suas folhas apresentarem propriedades interessantes para a saúde, é a partir do tronco desta árvore que, durante a primavera, se extrai a Água de Bétula, uma bebida que concentra todos os benefícios desta planta.
Água de bétula: composição nutricional
A água extraída da bétula é uma bebida de sabor doce (devido ao xilitol, um açúcar álcool com menos 40% de calorias que o açúcar, naturalmente presente), baixo valor energético, ausência de gordura e fonte natural de manganês.
Além disto, também contém aminoácidos, vitaminas, em particular do complexo B e vitamina C, e minerais, nomeadamente o potássio, magnésio, fósforo, cálcio, ferro, zinco e cobre.
A nível de valor energético, 100g de água de bétula fornecem, em média, 4 Kcal, 0g de lípidos e proteína e 1g de hidratos de carbono.
Benefícios das folhas de bétula para a saúde
No que diz respeito a benefícios para a saúde, estes são provenientes das folhas e da água de bétula, como mencionado anteriormente.
Relativamente às folhas da bétula, apresentam elevado teor em flavonoides com propriedades antioxidantes (cerca de 3%), óleos essenciais (0,1%), taninos, vitamina C (0,5%) e sais minerais.
Devido a esta composição, as folhas desta planta são muito utilizadas em fitoterapia, sendo ainda promotoras da diurese, combate à retenção de líquidos e redução de vários tipos de edemas, através da sua utilização sob a forma de infusão.
Estas infusões são ainda excelentes aliadas em processos de emagrecimento, pois exercem uma ação depurativa e anorexígena (promove a diminuição do apetite), facilitando a gestão do peso.
Benefícios da água de bétula para a saúde
Apesar de os benefícios não estarem todos comprovados a nível científico, a água de bétula, quando incluída numa dieta equilibrada e num estilo de vida saudável, parece contribuir para:
1. Emagrecimento
Como a água de bétula possui um baixo valor energético, substituindo outras bebidas de maior valor, e ajuda na redução de apetite, promovendo uma menor ingestão alimentar quando ingerida antes das refeições.
2. Metabolismo
Outro dos benefícios desta bebida é promover o normal funcionamento do metabolismo e favorecer os processos depurativos, devido às vitaminas e minerais que fornece, em particular as vitaminas do complexo B.
3. Bom funcionamento do sistema nervoso, dos músculos e coração
Devido ao teor em tiamina (vitamina B1), esta bebida contribui para a saúde do sistema nervoso, muscular e cardíaco.
4. Redução dos valores de colesterol e de pressão arterial
Devido ao teor de saponinas (compostos que se ligam ao colesterol e impedem a sua reabsorção a nível do intestino) e potássio, a água de bétula respetivamente.
5. Hidratação da pele e controlo de problemas dermatológicos
Esta bebida promove também a hidratação da pele e ajuda em problemas da mesma, tais como eczema e acne, deixando-a com uma aparência e sensação macia.
6. Manutenção de uma estrutura óssea saudável
Devido à presença de cálcio, esta bebida é uma excelente alternativa ao leite para ajudar na manutenção da massa óssea.
7. Proteção das células contra a oxidação
Devido à presença de compostos com propriedades antioxidantes, nomeadamente os flavonoides e a vitamina C, esta bebida contribui para contrariar a ação dos radicais livres que oxidam as células do organismo.
8. Normal formação de tecido conjuntivo
Derivado da presença de vitamina C na sua composição, o tecido conjutivo é outro dos tecidos que é beneficiado por esta bebida, que auxilia na sua formação.
9. Reforço do sistema imunitário
Devido às propriedades antimicrobianas que apresenta, esta bebida é particularmente útil em casos de infeções bacterianas da vias urinárias.
Contra-indicações do consumo de bétula
Apesar de todos os benefícios da bétula anteriormente referidos, o consumo desta planta não é recomendado a gestantes, indivíduos hemofílicos, com problemas cardíacos e renais.