Prebióticos. Já ouviu falar sobre eles? Sabe o que são? Ou que qual a sua função? Mais ainda, quais os benefícios para a sua saúde e para o bom funcionalmente do organismo?
Se não sabe, vai ficar a saber.
Já lhe falamos dos “parentes próximos” destes alimentos: os probióticos e a sua importância para o organismo. E partindo disso não podíamos deixar de fora os prebióticos.
O que são os prebióticos?
Dito de forma simples, os prebióticos são um tipo específico de fibras que não são digeridas no intestino.
Perca peso de forma saudável e não o volte a ganhar! Fale já com a nutricionista online!
As fibras prebióticas mais conhecidas são:
- A inulina
- A pectina
- E os frutooligossácarideos (FOS)
Estas fibras não digeríveis são depois “fermentadas” pelas bactérias do intestino grosso e estimulam a multiplicação das bactérias benéficas (os probióticos) para o organismo.
Por esta razão, os prebióticos são também conhecidos como o “alimento dos probióticos”. No fundo, sem os prebióticos, os probióticos não funcionam corretamente.
Quais os benefícios dos prebióticos para a saúde?
Não, os prebióticos não se limitam a ser o alimento dos probióticos. Há vários benefícios que lhe estão associados. Senão veja só:
- Estimulam a produção da flora bacteriana, favorecendo a saúde intestinal e o seu correto funcionamento
- Diminuem os riscos de infeções
- Reduzem a absorção de gorduras pelo intestino, diminuindo assim o colesterol
- No seguimento da anterior, ainda ajudam a reduzir o risco de sofrer doenças cardiovasculares e diabéticas, uma vez que ajudam a regular, não só os níveis de colesterol, mas também de triglicéridos no sangue
- Contribuem para uma maior síntese e absorção de nutrientes e minerais essenciais para o bom funcionamento do organismo (como cálcio, ferro, zinco ou magnésio, por exemplo)
- Evitam o inchaço abdominal
- Estimulam o sistema imunitário intestinal
Onde os podemos encontrar?
E agora que já sabe o que eles podem fazer por si, só falta mesmo saber onde os pode encontrar. Mas essa é tarefa fácil, já que até nos alimentos mais simples do dia-a-dia, pode encontrar as tão necessárias fibras prebióticas. Isto porque os alimentos onde os pode encontrar são muitos e variados.
Se quer alguns exemplos, aqui ficam eles:
- Cebola
- Alho
- Aveia
- Banana
- Chicória
- Alho-francês
- Espargos
- Tomate
- Pão
- Bolachas
- Lacticínios
- Mel
- Cevada
- Maçã
- Trigo
- Centeio
- Frutas cítricas
- Soja
- Ervilhas
- Lentilhas
Como vê, fontes de prebióticos não lhe faltam. Agora é só juntar o útil ao agradável e assegurar que ingere as fibras prebióticas que tao benéficas serão para a sua saúde.