Share the post "7 benefícios de fazer prancha: em casa, no parque ou no ginásio"
Quem gosta de praticar exercício físico sabe que cada técnica tem as suas vantagens e está diretamente relacionada com um objetivo. Mas se também faz parte do grupo de pessoas que não é adepto do ginásio, vai gostar de conhecer os benefícios de fazer prancha.
Trata-se de um exercício que tem vindo a tornar-se cada vez mais famoso e é utilizado em várias modalidades de treino como no Yoga, Pilates e até funcional.
É uma excelente forma para exercitar o corpo e não tem que ser feito apenas no ginásio ou em aulas de grupo. Na verdade, a grande vantagem associada à prancha é poder fazê-la em qualquer lugar: em casa, no parque, no ginásio ou até no escritório.
Isto acontece porque a prancha não exige qualquer tipo de máquina nem objetos (como pesos, por exemplo). Tudo o que vai precisar é de estabilizar o seu corpo durante o máximo tempo possível. Fique connosco.
7 benefícios de fazer prancha
Um novo ano começou e com ele surgem novas vontades, desejos e objetivos. Se o seu é começar a exercitar-se um pouco mais sem ter de se inscrever num ginásio, então saiba que os benefícios de fazer prancha são vários e distintos.
A prancha é um exercício isométrico bastante prático e eficiente que é realizado com o nosso próprio peso corporal. Para além disso, pode ser feito em qualquer sítio, visto que não é necessário ter um equipamento adicional.
Por isso, se também pretende ter um abdómen definido e prevenir a lombalgia, este pode ser o exercício mais indicado. Conheça todos os benefícios de fazer prancha para a sua saúde e bem-estar.
Alivia as dores e ajuda na recuperação de lesões
Um dos grandes benefícios de fazer prancha é o facto de ajudar a aliviar as dores musculares, normalmente na região lombar. Por isso mesmo, para quem tem lombalgias ou até mesmo uma hérnia discal, este tipo de exercício é bastante recomendado.
Além de promover o fortalecimento da região, o próprio exercício não tem movimentos – algo que torna a atividade mais segura e sem riscos associados.
Define e fortalece os músculos do seu corpo
Ao colocar em prática este exercício, estará a fortalecer os principais grupos musculares do core, tais como: o transverso, o oblíquo externo, o recto abdominal e ainda os glúteos.
Se o que procura é ganhar força muscular e definir um pouco mais os seus abdominais, então este é o exercício ideal para ser levado a cabo ao longo da semana.
Melhora a sua postura
Tem algum desvio na coluna? Não sabe qual a forma mais indicada para o ajudar a corrigir a sua postura diária? A prancha pode ajudar bastante no alinhamento da coluna.
Mas não se esqueça: os resultados só se tornam visíveis se mantiver uma rotina consistente. Por isso, marque na sua agenda cerca de 4 dias por semana para o fazer durante alguns minutos.
No caso de querer resultados mais rápidos, o ideal é fazer prancha todos os dias: ou logo pela manhã antes de sair de casa, ou até ao final da tarde depois do trabalho.
Ombros mais estáveis e fortalecidos
Por vezes, os músculos do ombro acabam por passar totalmente despercebidos. No entanto, são cruciais para os simples movimentos do nosso dia-a-dia.
Assim, fazer prancha também ajuda a melhorar a estabilidade e a força geral dos ombros – algo que pode aliviar dores e até prevenir lesões.
Ativa o metabolismo
Ao optar por fazer prancha todos os dias, irá conseguir queimar mais calorias do que, por exemplo, os tradicionais abdominais. E porquê? Porque os músculos do core que são fortalecidos por meio da prancha, irão garantir o gasto calórico até mesmo quando estiver em repouso.
Se passa grande parte do tempo sentado devido ao trabalho, este tipo de exercício pode ajudar bastante.
Melhora o equilíbrio e a flexibilidade
Sente que quando se alonga e precisa de ficar apoiado numa só perna, acaba por perder o equilíbrio em poucos segundos? Esse tipo de situação pode ser corrigida pela prancha.
No fundo, este exercício é baseado num desafio para se manter estabilizado, sem sair da posição durante alguns minutos. Os resultados com o passar do tempo, incluem um corpo mais equilibrado.
Para além disto, a flexibilidade é mais um dos benefícios de fazer prancha. Afinal, quando está a praticar alonga vários grupos musculares das omoplatas, ombros, clavícula, arcos e dedos dos pés e até os músculos posteriores da coxa, aumentando a elasticidade em geral.
Ajuda na saúde mental
Muitas vezes, sentimo-nos tensos e ficamos dias a fim assim, sem entender muito bem a razão. Contudo, a prancha pode ser o seu melhor aliado já que ajuda a reduzir a tensão dos músculos que ficam mais contraídos em situações de stresse do quotidiano.
Além disto, praticar um exercício vai ajudá-lo a sentir-se melhor de uma forma geral. Não só pelo aspeto físico, mas também pelos sentimentos positivos que podem estar associados depois da prática.
Como podemos ver, os benefícios de fazer prancha são vários. Tudo se resume aquilo com que mais se identifica e se tem dificuldades em começar, experimente exercitar-se ouvindo a sua música preferia – pode ser motivador.