Está longe de imaginar como os benefícios do Pilates e a modalidade em si tiveram origem.
Joseph Pilates, um alemão que viveu no final do séc. XIX e início do séc. XX, e que sofreu durante a infância, de raquitismo, asma e febre reumática.
Este interessou-se de tal forma pelo estudo da anatomia e fisiologia humana que, aliado ao facto de ter passado grande parte da sua vida em cadeira de rodas, criou cerca de 500 exercícios que o ajudaram, bem como aos seus seguidores, a levar uma vida longa e sã.
Os benefícios do Pilates mostram-nos que, através de movimentos básicos, poderá aprender a diferenciar as partes do seu corpo que são necessárias a um movimento, das que não o são.
Isto permitirá que no final do dia consiga avaliar a poupança energética do seu corpo: sentir-se-á menos cansado, mais ágil, mais confortável consigo.
Mas os verdadeiros benefícios do Pilates serão aprendidos com tempo e é isso que possibilitará que consiga desafiar os seus limites e a relacionar-se com o seu corpo de forma diferente, com mais equilíbrio, graciosidade, força e controlo.
7 benefícios do pilates
1. Melhora a flexibilidade
No Pilates pratica exercícios que visam a melhoria da flexibilidade, pois ao trabalhar a extensão de músculos e articulações, percebemos mudanças positivas em atividades comuns do dia a dia, como apertar os atacadores ou vestir as calças. .
2. Fortalece os músculos sem causar dor nem danificar as articulações
O grande diferencial do método Pilates é que o fortalecimento muscular é realizado de forma global e não segmentar.
Durante os exercícios, ocorre a ativação simultânea de diversos grupos musculares e há uma integração dos músculos principais, secundários e posturais. Além disso, as articulações também são estimuladas.
3. Melhora a postura e o equilíbrio
Quando o Pilates foi criado por Joseph Pilates, acreditava-se que a coluna ideal deveria ser ereta. Contudo, altuamente sabemos que a coluna possui curvas fisiológicas que devem ser respeitadas para uma maior absorção do impacto e resistência a esforços.
Através da realização de exercícios de alongamento axial, isto é, com a coluna alinhada e alongada durante toda a sessão, adquire-se maior força nos músculos que sustentam a lombar.
4. Estimula a coordenação motora
O conhecimento do nosso próprio corpo ensina-nos a movimentarmo-nos e a usar os músculos e articulações a nosso favor, permitindo-nos melhorar o equilíbrio e ter uma mais correta percepção espacial dos objetos em relação a si próprio.
5. Melhora a respiração
Stress e ansiedade podem ser colmatados com os benefícios do Pilates, dado que esta modalidade trabalha a musculatura respiratória, ensinando uma respiração mais tranquila e relaxada.
6. Ameniza dores
O Pilates é muito recomendado para pessoas com dores, principalmente nas costas, visto que os exercícios promovem o realinhamento da coluna e o fortalecimento da musculatura abdominal, fazendo com que naturalmente deixemos de forçar as costas ao realizarmos esforços físicos.
Além disso, os exercícios de fortalecimento e alongamento direcionados para partes específicas do corpo também contribuem para a reabilitação de diversas patologias.
7. Melhora o desempenho na corrida
A corrida é uma atividade que exige técnica para conseguir mais e melhores resultados, pelo que começar a correr apenas porque sim, sem estar preparado pode ser o cenário perfeito para o aparecimento de lesões e aqui o Pilates pode dar uma grande ajuda.
Como? Através da reeducação da respiração e da concentração adquiridas no método, correr pode tornar-se numa atividade mais prazerosa.
E agora, já conseguimos convencê-lo de que o Pilates afinal não é a atividade parada e aborrecida que poderia imaginar? Benefícios na mente e no corpo, para uma vida mais feliz e saudável. Experimente!
Princípios do método de Pilates
Para poder tirar o máximo de proveito dos benefícios do Pilates, deve aprender um pouco mais sobre os princípios da modalidade.
1. Concentração
Muitos exercícios levam-no a “desligar-se” do mundo exterior e a concentrar-se só nos movimentos do seu corpo.
O Pilates é uma técnica que interliga mente e corpo, obrigando a bloquear os pensamentos externos e concentrar-se apenas nos exercícios.
2. Respiração
Uma respiração correcta é essencial no Pilates, embora possa ser a parte mais complicada de dominar.
Quanto melhor for o controlo da respiração, mais efeitos o Pilates terá em si, dado que a respiração deverá conduzir o movimento.
3. Centralização
Se leva uma vida sedentária, o tipo de exercício adequado irá desenvolver a força muscular, ajudá-lo a aprender a sentar-se corretamente, evitando, assim, problemas de coluna.
4. Controlo
Movimentos controlados, fluidos e lentos são a chave de Pilates. É assim que irá desenvolver o controlo físico e mental, tendo uma consciência corporal como nunca.
5. Precisão
Para os bailarinos, precisão não é apenas desejada, mas essencial para a sua segurança física, cada movimento e toda a sequência de movimentos terá que ser perfeitamente coordenada, caso contrário correm o risco de falhar ou mesmo de ter lesões.
Bem sabemos que nem todos somos bailarinos, no entanto, o Pilates ensina-nos igualmente a que com esta precisão, evitemos a fadiga e a dor.
6. Movimento
Pilates é um círculo contínuo de movimentos relacionados entre si, todos passando fluentemente de um para o próximo, permitindo ao corpo estar em constante movimento,
7. Isolamento
Em Pilates, o isolamento é tido como o exercício mental de identificar a sensação de cada grupo muscular. Só assim poderá fortalecer músculos mais fracos e harmonizar todo a estrutura muscular.
8. Rotina
Reserve algum tempo de cada dia para o Pilates. Dê a devida atenção aos seus músculos e o sue corpo vai premiá-lo com melhor agilidade – tanto mental como fisicamente.