A regulação do colesterol e a prevenção de doenças cardíacas, a ajuda na perda de peso, o combate à celulite, as propriedades antioxidantes e a melhoria da saúde da pele e do cabelo são só alguns dos vários benefícios do óleo de cártamo para um organismo mais saudável e equilibrado.
O óleo de cártamo, extraído das sementes de uma planta muito semelhante ao açafrão, é usado com vários fins medicinais pelas propriedades imensas que tem.
Este óleo pode ser consumido como tempero substituindo os tradicionais molhos pouco saudáveis, pode substituir o tradicional óleo de cozinha e pode ser tomado em cápsulas como suplemento.
BENEFÍCIOS DO ÓLEO DE CÁRTAMO
1. COMBATE A CELULITE
Primeiro é importante que se lembre que por mais benefícios que o óelo de cártamo tenha, é sempre fundamental que acompanhe a sua ingestão com uma alimentação equilibrada e exercício físico regular.
Sendo a celulite um acumular de gordura no tecido adiposo, deve combinar vários truques para a conseguir combater.
O óleo de cártamo é um bom aliado neste processo devido aos nutrientes que tem na sua composição.
Esta é responsável por transferir a gordura da corrente sanguínea para as células adiposas, responsáveis por acumularem a gordura. Ao reduzir esta atividade, o óleo de cártamo está a evitar que se acumule mais gordura e que o organismo use a já existente como fonte de energia.
2. SENSAÇÃO DE SACIEDADE
A ingestão de óleo de cártamo estimula a produção de leptina, uma hormona responsável por dar ao corpo uma sensação de saciedade e satisfação, reduzindo assim o apetite.
Além disso, este alimento retarda o esvaziamento gástrico (passagem dos alimentos do estômago para o duodeno), prolongando a sensação de saciedade.
3. ANTIOXIDANTE
A vitamina E é rica em benefícios pela sua ação contra os radicais livres (tanto externos como formados internamente) que podem atingir o corpo humano.
O óleo de cártamo é rico nesta vitamina e, por isso, tem uma forte ação antioxidante que não só vai proteger o organismo de variadas doenças, como vai ainda retardar o processo de envelhecimento da pele e mantê-la brilhante e saudável durante mais tempo.
4. REGULA O COLESTEROL
Os estudos ainda não são certos neste ponto, mas já surge a possibilidade de os benefícios do óleo de cártamo se estenderem ao controlo dos níveis de colesterol reduzindo o mau.
Isto significa que se reduzem os riscos de doenças cardiovasculares como os avc’s ou a arteriosclerose.
Esta ação acontece pelo facto de o óleo de cártamo promover/estimular a libertação de adiponectina pelo tecido adiposo.
Mas além disso, este óleo é rico em gorduras boas como ómega 6 e ómega 9, gorduras boas para controlar os níveis de colesterol.
Contudo, este é um dos benefícios do óleo de cártamo que ainda é alvo de muitos estudos. Isto porque embora algumas pesquisas indiquem que a sua ingestão diminui o LDL (mau colesterol), outras não mostram quaisquer efeitos benéficos.
5. MELHORA A SAÚDE DA PELE E DO CABELO
Embora ainda não haja evidências científicas suficientes relativamente a este ponto, há já alguns estudos que apontam outro dos benefícios do óleo de cártamo como a sua capacidade de hidratação da pele e do cabelo.
Rico em ácido linoleico, ajuda a melhorar a aparência da pele tornando-a mais suave, reduzindo o acne e combatendo as rugas, as linhas de expressão e as marcas que vão surgindo com a idade.
Relativamente ao cabelo, deixa-o mais hidratado e brilhante, estimulando o crescimento e fortalecendo as raízes.
6. FORTALECE O SISTEMA IMUNOLÓGICO
As prostaglandinas são sinais químicos celulares com uma elevada importância no organismo por garantirem as sinalizações bioquímicas responsáveis por defenderem o corpo humano de microrganismos invasores e outros ataques externos prejudiciais para a saúde.
São sintetizadas a partir de um derivado do ácido linoleico que, não sendo produzido pelo corpo humano, pode ser fornecido a partir de alimentos como o óleo de cártamo.
É assim que, ao consumirmos este óleo, estamos a dar mais força ao sistema imunitário e, consequentemente, a proteger o corpo de doenças e agressões externas.
7. AJUDA NA PERDA DE PESO
Os benefícios do óleo de cártamo são vários, mas a ajuda na perda de peso é um dos mais falados. Claro que para serem notórios resultados, é fundamental que opte por uma alimentação saudável e equilibrada e pratique exercício físico regularmente.
Mas afinal como é que o óleo de cártamo ajuda a queimar gordura?
- São ricos em gorduras boas insaturadas – A ingestão deste tipo de gorduras estimula a queima de gordura corporal, acelera o metabolismo e promove a saciedade (mas deve sempre ter atenção às quantidades!);
- Aumenta os níveis de serotonina no organismo – A serotonina é um neurotransmissor responsável por diminuir a ansiedade e a depressão, promovendo o bem-estar e, consequentemente, reduzindo o apetite e a vontade de comer;
- Aumento dos níveis de adiponectina – Esta hormona contribui para a regulação da glicemia e do catabolismo das gorduras. Assim a sua presença na corrente sanguínea vai ajudar a controlar os níveis de açúcar e então perder peso e gordura corporal.