O ginseng é uma planta de origem chinesa, amplamente conhecida e utilizada em todo o mundo, com o principal foco de melhorar o bem-estar, combatendo o stress e o cansaço.
Por ter uma acção direta sobre a circulação do sangue, o ginseng consegue melhorar significativamente, quer o físico, quer a mente e, por isso, para melhorar a sua qualidade de vida e aumentar a sua longevidade, deve inclui-la no seu dia-a-dia!
Maiores benefícios do Ginseng
- Ajuda a combater o stress e o cansaço
- Ajuda a combater a impotência sexual
- Ajuda na recuperação de pacientes com cancro que façam tratamentos de quimioterapia ou radioterapia
- Ajuda a melhorar a memória
- Regula a pressão arterial
- Ajuda a combater a gripe em idosos
- Promove o bem-estar
- Ajuda a prevenir o cancro
- Ajuda a combater a má circulação
- Ajuda a evitar enjoos e vómitos
Tipos de Ginseng
O ginseng pode encontrar-se no mercado, em diversas formas, nomeadamente na forma de chá, cápsulas, xarope ou pó, e divide-se em 4 tipos.
1. Ginseng Chinês ou Coreano (Panax Ginseng)
O ginseng Chinês ou Coreano é estimulante, ajudando, quer a melhorar a circulação sanguínea, quer à recuperação de doenças leves, mas serve ainda para tratar problemas circulatórios.
2. Americano (Panax quinquefolius)
O ginseng Americano, cultivado nos EUA e no Canadá, tem uma acção calmante, ajudando a combater a gripe em idosos, a auxiliar o sono, controlar o stress e tratar a depressão.
3. Ginseng Silvestre
O ginseng silvestre, tal como o nome indica, não se cultiva, é encontrado na natureza e, de acordo com diversos estudos, é o de melhor qualidade.
4. Ginseng Vermelho
O ginseng vermelho é simplesmente o Ginseng Chinês/Coreano que foi submetido ao calor. Estudos demonstram que ajuda a tratar a impotência, bem como a controlar as recidivas de cancros como, por exemplo, do cancro do estômago.
Como tomar Ginseng
Para obter os benefícios desta planta, estudos já efetuados aconselham a uma toma de 5 a 10 g de Ginseng por dia.
Quando em pó, deve misturar-se uma colher de sopa, às principais refeições. Em cápsula, deve tomar-se uma cápsula. Caso se trate de chá de ginseng deve consumir-se de 3 a 4 chávenas de chá por dia.
Contra-indicações e efeitos colaterais do Ginseng
Indivíduos com problemas renais, infecções, gestantes e mulheres a amamentar devem evitar o consumo de ginseng. A sua utilização em excesso pode ainda provocar diarreia, como nervosismo, insónias e aumento da pressão arterial.