Nutricionista Rita Lima
Nutricionista Rita Lima
12 Mar, 2019 - 18:12

Benefícios da Spirulina: realidade vs promessas

Nutricionista Rita Lima

Os benefícios da spirulina são mais do que muitos, o que lhe valeu o estatuto de superalimento… Mas será mesmo assim? Conheça melhor este alimento.

Benefícios da Spirulina: realidade vs promessas

spirulina é um dos alimentos do momento e uma presença obrigatória do mundo “fit”. É considerada um superalimento devido ao seu completo perfil nutricional. Mas quais serão os verdadeiros benefícios da spirulina?

Conhecendo a spirulina…

beneficios da spirulina

Apesar de ser considerada uma alga, a spirulina é, na verdade, uma cianobactéria capaz de fazer a fotossíntese, algo que a distingue da maioria das outras bactérias.

De facto, pelo facto de possuir clorofila, a spirulina usa o sol como fonte energética, tal como as plantas e as “verdadeiras algas” fazem.

A sua forma espiralada deu origem ao seu nome. Caracteriza-se por apresentar um sabor e cheiro particular, cor azul esverdeada e um perfil nutricional muito rico, que lhe valeu o estatuto de superalimento.

Mas apesar de já ser utilizada há bastante tempo por alguns povos, a sua produção e industrialização popularizou-se muito recentemente, despertando o interesse da comunidade científica e por quem segue as tendências de uma alimentação mais saudável e orgânica.

Benefícios da spirulina

Para serem colocadas à venda, as algas são, primeiramente, desidratadas e transformadas em pó e, de seguida, vendidas como um pó ou comprimidos verdes, maioritariamente em ervanárias e lojas de produtos naturais.

Pelo facto de a spirulina chegar até nós na sua forma desidratada todos os seus nutrientes estão mais concentrados, acentuando os seus benefícios para a saúde.

1. Fonte de proteínas

spirulina em po

A Spirulina é considerada uma das melhores fontes de proteína vegetais, visto que fornece cerca de 60 a 70% deste nutriente, sendo ainda considerada uma proteína completa, pois contém todos os aminoácidos essenciais ao organismo e é de boa digestibilidade.

No entanto, importa salientar que a reduzida quantidade em que é consumida e o preço ainda são fatores que limitam a sua utilização como uma fonte de proteína primária, visto que há maneiras muito mais fáceis e baratas de ingerir esta macronutriente.

2. Propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias

Como já referido, a spirulina possui clorofila, responsável pela sua cor verde, e ficocianina, responsável pela cor azul. E um dos maiores benefícios da spirulina devem-se a estes dois compostos: possuir propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, promovendo a neutralização dos radicais livres responsáveis pelos sinais prematuros de envelhecimento e pela danificação de células e tecidos que está na origem de inúmeras doenças.

Os antioxidantes, também beneficiam o sistema imunitário, aumentando a resistência do organismo ao aparecimento de doenças.

3. É desintoxicante

desintoxicacao do organismo

Outro dos benefícios da spirulina é a sua capacidade de união a substâncias tóxicas e produtos químicos, evitando que as mesmas sejam absorvidas pelo organismo.

Por outro lado, tem a capacidade de equilibrar o pH do organismo, quando este tende a ser mais ácido, devido à ingestão abusiva de alimentos processados e refrigerantes.

4. Melhora a função cognitiva e reduz o colesterol LDL

Pelo facto de ser rica em ácidos gordos ómega-3, a spirulina potencia a saúde cognitiva e cardiovascular, pois promove a redução do colesterol LDL (mau colesterol).

5. Fonte de Vitaminas e minerais

spirulina e organismo

Além de proteína, a spirulina fornece ainda algumas vitaminas e minerais, nomeadamente ferrocálciozinco, selénio, potássio e iodo, assim como de vitaminas AC e várias do complexo B, incluindo a vitamina B12, importante para pessoas vegetarianas.

No entanto, além da quantidade de vitamina B12 fornecida por este alimento não ser suficiente para satisfazer as necessidades diárias, parece tratar-se de uma forma de vitamina B12 inativa, ou seja, com pouca função no organismo humano.

Devido a esta composição em micronutrientes, alguns dos benefícios da Spirulina é fortalecer o sistema imunitário, promover o adequado funcionamento da tiroide e da visão, prevenir a anemiadoenças cardiovasculares, entre outras.

6. Favorece a perda de peso

Derivado do teor de proteína, crómio e fibra que possui, esta “alga” ajuda a reduzir o apetite, melhora a digestão e o trânsito intestinal, elimina toxinas pelo trato digestivo e estimula o crescimento de bactérias benéficas da flora intestinal, auxiliando em processos de perda de peso.

CONTUDO…

Apesar de ser apelidada de superalimento pelos benefícios que lhe são apontados, é importante alertar que para alguns benefícios não existe evidência científica suficiente que os sustente.

Além disso, e como já referido, para alguns dos nutrientes que fornece, as reduzidas quantidades consumidas diariamente não serão suficientes para considerar a spirulina uma fonte alimentar relevante desses compostos, capaz de prevenir, de forma, significativa a doença ou potenciar marcadamente a saúde.

Em suma, a spirulina é um alimento interessante que deve manter de forma regular na sua alimentação pelos efeitos positivos que promove no organismo e na saúde. No entanto, tenha as expectativas bem geridas e saiba que não é um alimento tão milagroso como querem fazer dele!

Veja também:

Artigos Relacionados