A qualidade e o consumo de cerveja têm vindo a aumentar ao longo dos anos. Esta bebida contém um grande número de componentes, como antioxidantes e vitaminas, provenientes dos cereais que a compõem.
Esta bebida reduz o risco de diabetes, previne a hipertensão e as doenças mentais. Conheça mais benefícios do seu consumo para o organismo.
8 benefícios da cerveja para a sua saúde
1. Fortifica os ossos
Esta bebida contém níveis altos de silício, que está relacionado com a saúde dos ossos. Um estudo da Universidade de Tufts concluiu que homens e mulheres, já com alguma idade, que consumiam um ou dois copos de cerveja por dia apresentavam uma maior e melhor densidade a nível dos ossos.
Por outro lado, o consumo superior ao mencionado anteriormente leva a uma maior probabilidade de se sofrer fraturas. Um dos componentes da cerveja, o lúpulo, também é importante na prevenção da descalcificação óssea.
2. Rins mais saudáveis
A cerveja tem um alto teor de água que ajuda a manter os rins a trabalhar de forma saudável. Por outro lado, o lúpulo contido na bebida ajuda a prevenir a formação de pedras nos rins em 40%.
3. Cérebro protegido
Ajuda a prevenir doenças mentais, como o Alzheimer. A cerveja tem uma substância química, chamada xanthohumol, que ajuda a proteger o cérebro da degeneração.
4. Bebida pouco calórica
A cerveja contém menos calorias do que outras bebidas, como o sumo de laranja e o vinho, segundo a Scientific Review. Um copo de cerveja contém cerca de 70 calorias: isto porque, esta bebida não tem açúcar e tem pouco álcool.
Segundo investigadores Suíços, a cerveja contém uma substância, a nicotinamida ribósido, que combate a obesidade e melhora a força muscular.
5. Protege contra acidentes cardiovasculares
Previne os coágulos do sangue que bloqueiam o fluxo sanguíneo até ao cérebro, pescoço e coração. Por outro lado, a cerveja ajuda a uma menor probabilidade de se desenvolver pressão arterial alta, que pode aumentar o risco de ataque cardíaco.
6. Reduz o risco de diabetes
Protege o organismo contra esta doença devido ao facto de o álcool aumentar a sensibilidade à insulina, isto é, facilitam o funcionamento desta hormona que ajuda as células a usar a glicose.
Um artigo publicado na revista médica Diabetes Care mostrou que o consumo diário até 48 gramas de álcool, estava associado à redução em 30% do risco de diabetes.
7. Tensão sanguínea normalizada
Para além de vitaminas essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo, a cerveja contém sais minerais, tendo um baixo valor de sódio e um alto teor de potássio que mantém a tensão sanguínea em níveis normalizados.
8. A cerveja é diurética
Esta bebida tem mais de 90% de água, o que leva o organismo a excretar bastante quando se bebe cerveja. Como já foi referido, é uma fonte de vitaminas do grupo B e de alguns minerais, como o potássio que, juntamente com o álcool, é responsável pelo efeito diurético da bebida.
No entanto, é importante ter em conta que a cerveja deve fazer parte de uma dieta equilibrada e o seu consumo deve ser feito com moderação.
O seu consumo excessivo danifica o fígado, provoca doenças cancerígenas e problemas cardíacos. Também desidrata o organismo, levando à perda de água no cérebro e, consequentemente, provocando dores de cabeça. Por isso, consuma sempre com moderação!