O bebé aos 8 meses começa a preparar o próximo grande passo: a aquisição da marcha. Cada vez mais atento a todos e a tudo o que o rodeia, já responde quando o chamam e movimenta-se sem dificuldade.
A brincadeira preferida do bebé aos 8 meses é treinar intensivamente para se manter de pé e conseguir andar. Nesta altura já gatinha sem dificuldade, conseguindo gatinhar para a frente e para trás perfeitamente. Adora abrir gavetas, portas e caixas e tenta meter-se no interior destas.
Sono do bebé aos 8 meses de idade
Aos 8 meses de idade o bebé dorme, em média, entre 11 a 15 horas diárias. As horas de sono são divididas entre o sono da noite e duas sestas diurnas, de 2 a 3 horas cada.
Se o bebé continua a acordar durante a noite, deve ser consultado o pediatra para perceber se há necessidade de alterar a sua alimentação. O bebé pode continuar a acordar a meio da noite para se alimentar, caso as suas necessidades energéticas diárias não estejam a ser supridas.
Por volta desta idade, o bebé é muito ativo e participativo em todas as atividades que forem feitas com ele. É importante estimulá-lo nas horas em que está acordado, para ajudar a que descanse melhor à noite.
O excesso de horas de sono durante o dia também pode interferir no sono noturno. Se dormiu muito de dia, pode ter dificuldade em adormecer ou acordar durante a madrugada pronto para brincar.
Desenvolvimento do bebé aos 8 meses de idade
O desenvolvimento do bebé deve ser sempre avaliado pelo médico assistente ou pediatra. Só este poderá confirmar se o desenvolvimento do bebé está a decorrer conforme o esperado. No entanto, aos 8 meses de idade são esperadas as seguintes metas:
- Relaciona-se com pessoas que conhece bem
- Interessa-se pelos sons e pelos movimentos das pessoas
- Gosta de estar acompanhado
- Provoca a reação das outras pessoas
- É desconfiado com pessoas que não conhece
- É curioso interessando-se por tudo aquilo que se passa à sua volta
- Interage cada vez mais com o meio que o rodeia
- Reconhece o significado da palavra “não”
- Guincha
- Pronuncia consoantes e vogais
- Pode pronunciar sílabas (“um”, “ma”, “da”)
- Gosta de conversar e que conversem com ele
- Estabelece contacto visual ao mesmo tempo que interage
- Mantém-se predominantemente sentado
- Tenta colocar-se na posição de pé
- Permanece na posição de sentado sem apoio das mãos, ficando estas livres para brincar
- Apresenta maior controlo das mãos do que dos pés
- É capaz de transferir um objeto de uma mão para a outra
- Consegue segurar em dois objetos simultaneamente
- Começa a utilizar o dedo polegar para agarrar melhor os objetos
- Atira os objetos para o chão
- Coloca tudo o que apanha na boca
- Gosta de morder
- Quando deitado de barriga para cima, tenta sentar-se e levantar a cabeça
- Começa a mudar da posição de sentado para deitado de barriga para baixo
Alimentação do bebé aos 8 meses de idade
Aos 8 meses, os bebés que são estimulados a comer purés com consistência gradualmente mais espessa, desenvolvem melhor os músculos da face e da mastigação. Aos poucos vão sendo introduzidos novos alimentos na sua dieta e as refeições vão sendo cada vez mais diversificadas.
Entre os 8 e os 10 meses de idade, o bebé já pode comer os alimentos que os pais comem. No entanto, estes não devem ser demasiado condimentados. A maior parte dos pediatras recomenda que o sal não seja integrado na dieta do bebé pelo menos até ao primeiro ano. Quando atingir o primeiro ano de vida, a alimentação da criança deve estar integrada na da sua família.
O bebé deve ser incentivado e habituado a beber bastante água entre as refeições. Refrigerantes, sumos de fruta e bebidas açucaradas devem ser evitadas, uma vez que não têm qualquer valor nutricional.
Entre os 8 e os 9 meses de idade, posteriormente aos legumes, fruta e carne, são introduzidos na alimentação do bebé o peixe e o iogurte. A introdução dos novos alimentos na alimentação do bebé deve ser feita sempre de acordo com as indicações do pediatra.
Estas competências são o esperado para os bebés aos 8 meses de idade. Contudo, cada bebé se desenvolve no seu tempo e uns desenvolvem-se mais cedo numa coisa e mais tarde noutra. O médico pediatra é o único que pode avaliar o desenvolvimento do bebé ao longo das consultas e perceber se está ou não dentro do considerado normal.