O bebé aos 6 meses de idade começa a chamar os pais para junto dele e a querer que reparem mais na sua presença. Já percebe quem o chama, virando-se na direção dessa pessoa, e estranha pessoas desconhecidas ou com quem tem pouco contacto. Algo curioso desta fase é o facto de parar de chorar assim que se põe música a tocar.
É nesta fase que o bebé pega em tudo o que está ao seu alcance e põe à boca, pois é a sua forma de experimentar texturas, sabores e consistências, aprendendo com isso. Por esse motivo é uma fase um pouco mais perigosa, tendo os pais que estar mais atentos ao que está ao alcance do bebé sob o risco de ele por esse objeto à boca.
Sono do bebé aos 6 meses
Aos 6 meses o sono do bebé já é bastante mais estável, e alguns bebés até já dormem sozinhos no seu próprio quarto.
Para o ajudar a adaptar-se a esta mudança pode deixar uma luz de presença acesa durante a noite e a porta dos quartos abertas. Desta forma o bebé nunca fica realmente sozinho pois vai ouvindo as vozes dos pais o que lhe dá muito conforto.
Também um ursinho de peluche pode ajudar a que o bebé não se sinta sozinho, pois ele poderá abraçar-se ao ursinho sempre que se sentir mais sozinho.
Desenvolvimento do bebé aos 6 meses
Com 6 meses o bebé já vocaliza e aprende novas habilidades motoras. Os marcos de desenvolvimento para um bebé de 6 meses são:
- Tentar vocalizar letras e sílabas, pelo que é importante que os pais comuniquem bastante com ele, usando linguagem “de adulto”. Muitas vezes a linguagem utilizada para comunicar com o bebé é adaptada para parecer “mais querida”, mas esta adaptação pode dificultar a aprendizagem por parte do bebé;
- Passa algum tempo do dia a vocalizar, começando a tentar dizer letras como P, T e B (Nesta fase o bebé Estudos indicam que quanto mais e com mais tons o bebé conseguir vocalizar mais avançado o seu desenvolvimento se encontra);
- Começa a tentar rebolar, podendo já conseguir sentar-se sozinho, apoiando-se;
- Gosta de ver os brinquedos a cair ao chão;
- Passa os brinquedos de uma máo para a outra;
- Vocaliza mais quando está a brincar e grita de entusiasma e de raiva;
- Ri-se às gargalhadas;
- É capaz de demonstrar o seu estado de espírito, rindo-se quando está feliz e chorando quando está triste;
- Move os braço intencionalmente;
- Levanta-se e segura-se de pé quando apoiado pelos braços;
- Estando sentado consegue manter-se direito sem necessidade de estar encostado.
Nesta idade é também possível identificar possíveis problemas de audição, consoante a resposta do bebé a certos e determinados estímulos.
Alimentação do bebé aos 6 meses
Nesta fase o intestino do bebé já ganhou alguma maturidade, o que lhe permite digerir alimentos, mas também o desenvolvimento físico faz com que o bebé tenha necessidade de ingerir alimentos com um valor nutricional diferente ao do leite da mãe. Ainda assim, os pediatras indicam que os alimentos continuam a ser um complemento à sua refeição principal, o leite materno.
Com esta idade o bebé já deve comer sopas, purés de legumes e papas de fruta. Uma prática cada vez mais comum é o que se chama de Baby Led Weaning. Este conceito consiste em deixar o seu filho comer com as suas próprias mãos. Habitualmente os alimentos são muito bem cozinhados e postos em um ou vários pratos, de preferência separados.
Dessa forma o bebé consegue aprender melhor a distinguir melhor os vários sabores, cheiros e texturas dos vários alimentos. Esta técnica também ajuda a que o bebé desenvolva mais rapidamente os seus movimentos de pegar e de pinça.
> Saiba mais sobre a alimentação do bebé de 6 meses aqui.
Existe um padrão segundo o qual é esperado que o bebé se desenvolva. Este padrão é considerado o mais comum. Contudo, não há dois bebés iguais e cada um desenvolve-se à sua maneira e ao seu tempo. O pediatra é o único que pode avaliar se o desenvolvimento do bebé está a decorrer conforme o esperado.