O bebé aos 3 meses de vida começa a permanecer mais tempo acordado e demonstra cada vez mais interesse por aquilo que o rodeia. Por esta altura também consegue rodar a cabeça em direção ao som, olhar, sorrir e gritar para chamar a atenção. O seu rosto começa a apresentar expressões de felicidade, prazer, dor, ansiedade e indecisão.
A partir daqui as glândulas lacrimais começam a funcionar surgindo, assim, as primeiras lágrimas. A voz da mãe continua a ser o seu som preferido, pois representa amor, conforto, calor e comida.
Aos 3 meses o bebé apresenta movimentos de pernas, braços e mãos mais coordenados. Por este motivo, já é capaz de movimentar os membros simultaneamente, unir as mãos e abrir os dedos. Nesta altura também já tem capacidade de levantar a cabeça e abanar os seus brinquedos.
A visão do bebé aos 3 meses está mais desenvolvida. O bebé utiliza-a para interagir com quem o rodeia, balbuciando, olhando para as pessoas e sorrindo. Se o bebé estiver na mesma divisão da casa que a mãe, é capaz de segui-la com os olhos.
Sono do bebé aos 3 meses
O sono do bebé aos 3 meses de vida começa a tornar-se mais regular. O relógio biológico começa a adaptar-se ao mundo à sua volta e torna-se capaz de diferenciar o dia da noite.
Nesta fase, o bebé necessita, em média, de 15 horas de sono diárias. Existem vários bebés que dormem a noite toda pelos 3 meses de vida. Contudo, os bebés que são alimentados exclusivamente de leite materno podem ter necessidade de acordar de 3 em 3 horas para mamar.
Desenvolvimento do bebé aos 3 meses
Nesta altura, é importante estimular o bebé verbalmente, através da utilização de vários sons e palavras.
- Sorri voluntariamente em sinal de agrado
- Dá respostas semelhantes à voz humana
- Reconhece os rostos familiares a curtas distâncias
- Quando colocado de barriga para baixo, o bebé é capaz de levantar a cabeça e o peito durante alguns minutos, sustendo-se sobre os antebraços
- Consegue girar quando colocado de lado, até ficar de barriga para cima
- Consegue ficar sentado com apoio, com a cabeça bem firme
- O bebé aos 3 meses começa a descobrir as suas mãos, pelo que as leva à boca com muita frequência
- Consegue seguir com os olhos tudo o que se passa à sua volta, possibilitando uma maior interação com os pais e pessoas próximas
- Consegue manter interação social, ouvir música com atenção e emitir sons como “ghhhhh” ou “ahh”
O bebé pode ainda apresentar algum estrabismo, visto que ele ainda não tem controlo total sobre os músculos.
Este fenómeno vai, normalmente, desaparecendo com a idade. No entanto, é de grande importância estar atento à resposta que o bebé dá aos estímulos. A partir desta idade podem ser mais facilmente detetados problemas de audição, por exemplo.
Alimentação do bebé aos 3 meses
Aos 3 meses de idade, o bebé deve ser alimentado exclusivamente de leite materno. Segundo as recomendações da Organização Mundial de Saúde, o aleitamento materno deve ser mantido, se possível, até aos 6 meses de vida.
Por volta desta altura muitas mães regressam ao trabalho, o que dificulta o aleitamento materno exclusivo. Neste caso, existe a possibilidade de retirar e armazenar leite materno para quando a mãe está ausente. Se tal não for possível, deve ser realizada a alimentação com leite adaptado próprio para a idade do bebé. Isto deve ser feito sempre de acordo com as indicações do pediatra.
Brincadeiras com o bebé aos 3 meses
Aos 3 meses de vida do bebé, as brincadeiras são fundamentais para o estimular e aumentar o vínculo com os pais ou cuidadores. Para tal, os pais podem:
- Deixar o bebé colocar a mão na boca para que desenvolva o interesse de pegar em objetos. Inicialmente, o bebé tem as mãos fechadas mas com o tempo irá abri-la para tocar em objetos acima da sua cabeça
- Oferecer brinquedos de cores fortes e mordedores
- Deitar o bebé de barriga para baixo, colocando-se na frente dele enquanto sacodem um brinquedo acima da sua cabeça. Isto faz com que ele levante mais o tronco e a cabeça
- Deixar o bebé numa posição mais elevada, para que consiga ver melhor o que o rodeia
- Ler livros para o bebé, variando o tom da voz ou cantando. Isto ajuda a aumentar a ligação afetiva e estimula a audição
- Estimular o sentido do tacto do bebé através de diferentes materiais e tecidos;
- Massajar e tocar bastante no bebé
- Brincar bastante com o bebé, conversando com ele e dando-lhe tempo para que ele responda através de gestos e sons
Os brinquedos oferecidos ao bebé devem ser grandes, sem fitas e sem tinta para que não seja absorvida através da boca. Também devem ser suficientemente fortes para não partirem. Nesta idade, os peluches devem ser evitados sob o risco de provocar alergia.
É importante que o bebé realize passeios diários, uma vez que ele aprende mais quanto mais estiver em contacto com o mundo e coisas diferentes. Os passeios devem ser realizados antes das 11h ou depois das 17h para evitar aglomerações e horas de maior calor.
Estas competências são o padronizado para os bebés aos 3 meses de vida. Porém, todos os bebés são diferentes e têm o seu próprio ritmo de aprendizagem e desenvolvimento. Os pais não se devem alarmar pois o pediatra estará atento ao desenvolvimento do bebé ao longo das consultas.