O bebé aos 10 meses começa a demonstrar interesse em pegar nos alimentos com as suas mãos. Já consegue comer alguns alimentos sozinho como bolachas ou fruta aos pedaços pois já é capaz de segurar bem com os seus dedos.
Nesta altura, o bebé já tem as suas capacidades motoras bem desenvolvidas. Já é capaz de gatinhar e tentar levantar-se, sabe colocar um chapéu na sua cabeça e andar lateralmente quando apoiado num móvel.
Grande parte dos bebés com esta idade gosta de imitar os adultos e começa a emitir algumas sílabas para tentar comunicar com os seus pais. Alguns bebés já conseguem dizer algumas palavras como “não”, “mamã” ou “papá”, entre outras.
Sono do bebé aos 10 meses de idade
Por volta desta idade, o bebé já tem um sono mais regular e noites mais calmas. Dorme, em média, entre 11 a 15 por dia.
Manter uma rotina é extremamente importante para uma boa noite de sono. Os bebés precisam de alguns rituais, sempre iguais e sempre à mesma hora, para que se sintam confiantes e seguros. Os rituais servem para o bebé se saber o que vai acontecer num determinado momento. Deste modo, sentem-se confortáveis e ganham confiança e auto-estima.
Desenvolvimento do bebé aos 10 meses de idade
O desenvolvimento do bebé deve ser sempre avaliado pelo médico assistente ou pelo pediatra. Em média, nesta idade é esperado que o bebé atinja as seguintes metas:
- Demonstra afeto pelos pais, irmãos e cuidadores próximos;
- Reage negativamente a pessoas estranhos, e afasta-as;
- Começa a aprender a “dar”;
- Imita os adultos;
- Obedece a ordens simples;
- Diz adeus;
- Bate palmas;
- Age de maneira intencional (abre a caixa onde está o brinquedo);
- Imita sons;
- Palra através de polissílabos;
- Começa a colocar os alimentos na boca;
- Começa a adquirir as noções de aqui/ali e dentro/fora;
- É capaz de ficar sentado sem apoio;
- É capaz de brincar sentado sem cair;
- Consegue rastejar ou gatinhar e movimenta-se livremente de um lado para o outro;
- Aponta para objetos ou pessoas com o dedo indicador;
- Gosta de brincar com objetos que produzam som ou música;
- Gosta de cores vivas;
- Consegue agarrar objetos mais pequenos entre o dedo indicador e o polegar;
- Atira os objetos para o chão de forma intencional.
Alimentação do bebé aos 10 meses de idade
O bebé aos 10 meses de idade já pode comer os mesmos alimentos que a família. No entanto, é importante que estes sejam preparados com pouco ou nenhum sal e pouco condimentados. A alimentação do bebé está a tornar-se cada vez mais diversificada e este está preparado para experimentar novas texturas e sabores.
A sopa de legumes que costumava ser bem passada deve começar a ser mais consistente e com os legumes cortados em pequenos pedaços (não passados na totalidade). Isto é fundamental para que o bebé pratique a mastigação e se habitue a diferentes texturas. A fruta pode ser cortada em pedaços pequenos e oferecida ao bebé para que este se alimente com as suas mãos.
Conforme vai crescendo, o bebé vai demonstrando mais curiosidade pela comida dos adultos e com mais interesse em provar novos alimentos.
O bebé deve ser incentivado a beber bastante água fora das refeições. Sumos de fruta, refrigerantes e outras bebidas açucaradas não devem ser oferecidas ao bebé, uma vez que não têm qualquer valor nutricional.
Estas metas fazem parte de um padrão médio de desenvolvimento dos bebés. Contudo, é importante relembrar que não há dois bebés iguais e nenhum se desenvolve da mesma maneira que outro. O médico pediatra é o único que sabe avaliar se o desenvolvimento do bebé está de acordo com o que é esperado.