Neste artigo pretendemos desmistificar tudo o que envolve a batata-doce e diabetes. A batata-doce é um alimento que tem vindo a ganhar destaque entre os alimentos saudáveis.
Como já é do conhecimento geral, o consumo de frutos e vegetais está relacionado com a redução do risco de diversas doenças.
Muitos estudos concluíram que a ingestão de batata-doce diminui o risco de obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e a mortalidade em geral, ao mesmo tempo que melhora o estado de saúde.
Batata-doce e diabetes
A diabetes mellitus, como deve ser chamada, é uma doença crónica caracterizada pelo aumento dos níveis de açúcar no sangue devido a uma incapacidade do organismo em processar esse mesmo açúcar ou glicose.
Uma vez que a diabetes está intimamente relacionada com a glicemia, existe uma relação positiva entre o consumo de batata-doce e diabetes.
O diagnóstico de diabetes é uma indicação de que devem ser feitas alterações no que toca às escolhas alimentares, limitando as opções disponíveis.
Alimentos com elevado teor de hidratos de carbono, tais como sobremesas doces, refrigerantes açucarados, grandes quantidades de massa e pão, podem elevar demasiado a glicemia apenas poucos minutos após a ingestão.
Com o tempo, este fenómeno pode levar a problemas sérios, nos quais se inserem as doenças cardiovasculares.
► Saiba mais aqui sobre diabetes mellitus tipo 1 e sobre diabetes mellitus tipo 2
Batata-doce: características
A batata-doce é considerada um super alimento devido às suas propriedades.
É rica em fibras e hidratos de carbono complexos, além de ser uma boa fonte de vitaminas e minerais.
No entanto, o que faz com que seja uma excelente opção para pessoas diabéticas é o facto de possuir um baixo índice glicémico.
O índice glicémico está relacionado com os níveis de açúcar no sangue. É nada mais que um um parâmetro numérico que permite determinar a velocidade que os hidratos de carbono existentes num determinado alimento são convertidos em açúcares simples e a partir daí haverá uma subida dos níveis de glicose e insulina no sangue.
► Saiba mais aqui sobre batata-doce: valor nutricional e benefícios
Índice glicémico da batata-doce
As batatas brancas, independentemente da forma como são preparadas e ingeridas, possuem um elevado índice glicémico, o que significa que os hidratos de carbono são rapidamente traduzidos em açúcar o que eleva muito a glicemia pós-prandial.
Já o índice glicémico da batata doce é substancialmente mais baixo, e consequentemente benéfico no controlo da diabetes. O seu consumo moderado ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis e dentro dos limites saudáveis, mesmo para quem sofre desta patologia.
Afinal, a batata-doce na diabetes é uma boa opção?
Sem dúvida que é.
Apesar de ser, na maioria das vezes, ser associada à alimentação de desportistas, a batata-doce tem outras propriedades, nomeadamente no que respeita ao controlo nos níveis de açúcar no sangue (glicemia).
Ao ingerir este alimento, o açúcar vai ser libertado lentamente para a corrente sanguínea, o que ajuda não só a manter os níveis de açúcar estáveis mas também não estimula de maneira exagerada a libertação de insulina por parte do pâncreas.
Mas atenção que, por ser um alimento benéfico no controlo desta doença, os indivíduos não devem fazer uma alimentação à base de batata-doce.
É igualmente importante manter uma alimentação variada, completa e equilibrada no qual se insere este alimento.
Como incorporar na dieta a batata-doce?
Não há que recear optar por batata-doce às refeições. São de facto uma excelente opção para indivíduos com diabetes, e por esse motivo devem fazer parte da dieta dos mesmos.
Consumir batata-doce cozida ou assada são as melhores alternativas, no entanto fritá-las não será o melhor, pois o óleo irá tirar algumas das propriedades das mesmas além de haver um aporte de gordura desnecessário.
Agora que ja sabe tudo sobre a relação entre a batata-doce e diabetes, não tenha receio e arrisque neste alimento que tantos benefícios lhe pode trazer!