Se nunca esteve em África para experimentar a grande variedade de frutas e legumes que lá existe, provavelmente nunca terá ouvido falar do Baobab.
O Baobab é um fruto proveniente do embondeiro, uma árvore notável, de origem africana, muitas vezes apelidada de “Árvore da Vida”.
Esta árvore pode viver milhares de anos, sendo o Baobab um alimento muito importante para as populações africanas devido ao seu valor nutricional.
Baobab: principais características
O Baobab é um fruto de casca esverdeada e sabor agridoce, que amadurece e seca na árvore, dando origem a um alimento com propriedades nutricionais extraordinárias, que se desfaz facilmente na boca.
Este fruto divide-se em casca, polpa, sementes, sendo que todos os seus componentes foram já estudados devido às suas propriedades benéficas.
No interior do fruto, a polpa encontra-se dividida em pequenos aglomerados, que contêm filamentos (fibras castanhas) que subdividem a fruta por segmentos, sendo, normalmente, consumida fresca.
Relativamente às sementes, podem ser consumidas secas ou assadas, e muitas vezes substituem o grão de café.
Atualmente, todas as partes deste fruto apresentam-se como recursos naturais para o desenvolvimento de produtos farmacêuticos, suplementos nutricionais e cosméticos.
Composição Nutricional do Baobab
Tal como referido anteriormente, o baobab apresenta propriedades nutricionais singulares, que fazem deste fruto um verdadeiro superalimento.
Relativamente à sua composição nutricional, fornece cerca de:
- 239 Kcal/100g;
- 35g de Hidratos de Carbono (dos quais 25g são açúcares);
- 44g de fibra;
- 2,3g de proteína.
Relativamente aos micronutrientes, é muito rico em vitaminas do complexo B, nomeadamente vitamina B1, B2, B3 e B6, vitamina C e minerais como o potássio, ferro, magnésio e cálcio (2 a 3 vezes mais do que o leite).
Um estudo publicado na revista Critical Reviews in Science and Nutrition refere que consumir 40 gramas de polpa de baobab fornece 85% a 100% da dose diária recomendada de vitamina C.
Propriedades Nutricionais do Baobab
O baobab é um fruto cada vez mais procurado, sendo já considerado um superalimento, devido aos inúmeros benefícios para a saúde.
1. Propriedades Antioxidantes
Este fruto é rico em compostos antioxidantes, os quais ajudam a combater a formação de radicais livres, compostos responsáveis pelo desenvolvimento de inúmeras doenças, nomeadamente o cancro e as doenças cardiovasculares.
Para ter uma ideia, o baobab possui o dobro dos antioxidantes da polpa do açaí e das bagas de Goji.
Como tal, é um excelente alimento para reforçar o sistema imunitário e prevenir doenças infeciosas.
2. Ajuda à digestão e a regular o trânsito intestinal
Pelo facto de representar uma fonte de prébióticos e fibras alimentares (75% de fibra insolúvel e 25% de fibra solúvel), as quais são resistentes às enzimas digestivas do nosso organismo, o baobab auxilia a formação de bolo fecal e promove o bom funcionamento do intestino, ajudando a prevenir a prisão de ventre.
Por outro lado, ajuda também ao crescimento e desenvolvimento de bifidobactérias no intestino, reforçando a flora bacteriana intestinal.
3. Ajuda a Reduzir o colesterol e a Regular a glicemia
Devido ao teor de pectina (fibra solúvel) que apresenta, o baobab ajuda na redução do colesterol e triglicerídeos.
Além disso, a fibra e também os polifenóis que contém ajudam também a regular glicemia, algo particularmente importante em indivíduos diabéticos.
4. Reduz o apetite
Além das propriedades já mencionadas, as fibras desempenham um papel importante prevenção do excesso de peso e obesidade, visto que ajudam a diminuir a taxa de esvaziamento gástrico, induzindo uma sensação de saciedade prolongada.
Desta forma, a ingestão de baobab, parece diminuir a ingestão de outros alimentos com valor energéticos superior, ajudando a controlar o peso.
5. Combate o envelhecimento da pele
Como este fruto é rico em vitamina C (6 vezes mais do que a laranja), promove a sintetizar de colagénio, a proteína responsável por conferir elasticidade e firmeza à pele.
Além disso, como estimula a circulação de sangue e reduz a produção secreção de sebo pela pele, contribui para uma pele mais saudável, limpa e hidratada.
Por outro lado, a partir deste fruto é possível extrair um excelente óleo rico em ácidos gordos essenciais, com capacidades regeneradoras e hidratantes da pele, algo que é particularmente benéfico em peles secas e com eczemas.
Por último, este fruto ainda promove a síntese de melanina, o composto responsável por um bronzeado mais bonito.
6. Aumenta os níveis de energia
Devido à riqueza em hidratos de carbono, vitaminas e minerais que apresenta, este fruto ajuda a aumentar a produção de energia no organismo e a combater a fadiga e cansaço.
Como consumir Baobab
Em Portugal, este fruto é, normalmente, vendido em pó, sob a forma de um suplemento.
Como tal, pode ser adicionado a leite, iogurte, queijo quark, sopa, smoothies, entre outros, sendo muito utilizado para enriquecer batidos.
A dose diária recomendada ronda as 3 a 6g (1 a 2 colheres de chá) por dia.
Receita: Batido Vitamínico de Baobab
– Ingredientes-
- 6g de Baobab em pó (2 colheres de chá)
- 1 Banana
- 100g de Frutos Vermelhos
- 250ml de Bebida vegetal ou leite ou 1 iogurte natural
– Modo de Preparação –
- Coloque numa liquidificadora as 2 Colheres de chá de Baobab em pó, a banana madura, os frutos vermelhos e a bebida vegetal / leite / iogurte;
- Adicione Stevia a gosto para adoçar;
- Misture todos os ingredientes com a liquidificadora, bata até ficar cremoso e está pronto a servir.