A aveia é um cereal muito completo, composto por hidratos de carbono complexos, proteína, vitaminas, minerais e fibra, que, ajuda a regular o intestino. Fornece cerca de 360 Kcal por 100g, valor que levanta muitas vezes a questão se a aveia engorda ou emagrece.
No entanto, a resposta é simples: nenhum alimento, por si só, engorda. Sendo um alimento muito rico do ponto de vista nutricional, pode, sem dúvida, incluir a aveia na sua dieta, sem pensar se a aveia engorda ou emagrece.
No final, o que importa são as calorias totais que ingere e não o tipo de alimento.
Mas afinal, será que a aveia engorda ou emagrece?
Como já foi referido, esta é uma questão muitas vezes levantada por quem se preocupa com o peso. No entanto, importa salientar que nenhum alimento específico engorda ou emagrece. Tudo depende da quantidade em que o consome e do balanço energético no final do dia.
Ou seja, se consumiu mais calorias do que aquelas que gastou durante o dia, vai certamente engordar, mas isso não se deve a um alimento em específico.
Todavia, existem alimentos mais ou menos energéticos e que, consequentemente, contribuem mais ou menos para um balanço energético diário positivo. Neste sentido, importa referir que os temidos alimentos com hidratos de carbono são, até, relativamente pouco calóricos.
Efetivamente, 1 grama de hidratos de carbono fornece 4 kcal, tal como 1 grama de proteína e menos do que 1 grama de gordura (9kcal). Como tal, devem contribuir para cerca de 50% do total de energia diária.
E é precisamente neste grupo de alimentos que se inclui a aveia. Rica, essencialmente, em hidratos de carbono complexos e detentora de uma boa quantidade de proteína, deve ser incluída na sua dieta em moderadas quantidades e em substituição de alimentos mais refinados (como por exemplo o pão branco) e alimentos ricos em gordura e/ou açúcar (bolachas e outros cereais de pequeno almoço).
BENEFÍCIOS DA AVEIA
Promove a saciedade
A aveia é um cereal rico em hidratos de carbono, mas de absorção lenta, que o deixa satisfeito durante mais tempo, fornecendo energia ao organismo de forma gradual. Estes hidratos de carbono são utilizados apenas como fonte de energia imediata e não se acumulam sob a forma de gordura.
Pelo facto de serem libertados de forma lenta para o sangue faz com que os níveis de glicemia (açúcar no sangue) se mantenham estáveis, ajudando a controlar impulsos alimentares indesejáveis. Pela mesma razão, é um alimento aconselhado para pessoas diabéticas.
Quando consumida logo pela manhã ao pequeno-almoço, a aveia fornece energia para o resto do dia e promove uma sensação de saciedade mais duradoura, evitando que ingira grandes quantidades de alimentos nas refeições seguintes ou que petisque entre refeições.
É rica em proteína
O seu teor em proteína torna a aveia num ótimo aliado para quem faz exercício físico, pois ajuda a aumentar a massa muscular, o que por sua vez promove um aumento do metabolismo, favorecendo a perda de peso.
É rica em fibra
Pela sua riqueza em fibra, a aveia ajuda a regular o trânsito intestinal e a evitar a prisão de ventre, contribuindo para a perda de peso e para um ventre mais liso.
Por último, salienta-se que para usufruir de todos estes efeitos sem a preocupação de engordar, a quantidade recomendada de aveia são 3 colheres de sopa por dia.
É um alimento muito versátil
Atualmente, podemos encontrar a aveia sob três formas diferentes: em floco, em farelo e em farinha.
O floco é um cereal prensado integralmente, o que faz com que se conservem a maior parte dos nutrientes. O farelo corresponde à camada exterior desse cereal, sendo a parte que contém mais fibra (o betaglucano).
A farinha vem da parte interna do cereal, é a forma que tem menos fibras e que é usada, sobretudo, em receitas de pão, sendo uma alternativa mais saudável do que a farinha de trigo.
Assim, é muito fácil incluir a aveia na sua rotina alimentar. Pode adicioná-la, por exemplo, a batidos, utilizar a sua farinha para fazer pão, panquecas, entre outros, colocá-la em iogurtes, ou fazer as famosas papas de aveia.