Share the post "7 atividades para jovens no verão: para umas férias memoráveis"
Com a chegada das férias escolares, surge a dúvida para os pais sobre o que podem ou não fazer com os filhos, a fim de tornar o verão um bocadinho mais divertido. Nesta época do ano, procuramos por atividades para jovens – O que existe? O que pode ser feito sem os pais?
Sabemos que estamos perante um público exigente e que há sempre preferências específicas – o desporto, as línguas ou o contacto com a natureza, por exemplo. Para o ajudar na tarefa de escolher, reunimos diversas atividades para fazer com os jovens neste verão.
Há ideias originais e ao gosto de cada um. No fundo, o importante é manter os mais novos motivados, felizes e divertidos.
7 atividades para fazer com jovens no verão
O verão chegou e com ele as férias. A escola encerra e os jovens têm tempo para fazer tudo – desde jogar à bola, visitar o parque com os amigos, ir à praia, brincar e muito mais.
No entanto, nem sempre é fácil saber o que fazer no dia seguinte quando pensamos que já esgotaram todas as atividades para jovens que tinham em mente. Mas não há problema: temos várias soluções que podem ser feitas em família ou com amigos. Ficou curioso? Anote já.
Jogo do STOP
Já todos jogamos ao STOP, não é assim? A verdade é que todos gostam desde jogo e normalmente os jovens adolescentes até gostam de jogar com a família para demonstrarem as suas capacidades.
No jogo do STOP cada jogador precisa de uma folha e de uma caneta. Depois, basta dividirem a folha em colunas e em cada uma delas escrevem categorias como “Nomes, Cidades, Países, Animais, Objetos, Cores, Frutos/Plantas e Personalidades”.
Posto isto, saiba que em cada ronda deverá ser escolhida uma letra e todos os jogadores devem escrever o mais rápido possível. Quem acabar primeiro diz STOP e inicia-se então a contagem.
Passeio pela natureza
Os seus filhos estão naquela fase da adolescência em que consideram que fazer atividades com os pais é uma chatice? Não se preocupe, esse tipo de comportamento faz parte da idade.
E que tal experimentar fazer um trilho pela natureza? Estamos certos de que os jovens vão adorar a ideia de colocar uma mochila às costas e mergulharem numa aventura.
Por outro lado, se preferir, pode também optar por fazer uma caminhada, um passeio de bicicleta em família ou até visitar uma quinta pedagógica.
Jogos de tabuleiro
Uma das atividades para jovens mais recorrentes é precisamente a de recorrer a jogos de tabuleiro – todos gostam, desde os mais velhos até aos mais novos e é uma autêntica diversão.
Precisa de sugestões? Nós listamos:
- Monopoly;
- Party & Co;
- Quem é quem;
- Cluedo;
- Catan;
- Damas;
- Xadrez;
- Joker;
- Jenga.
Marque um escape room
Já ouviu falar nos escape rooms? São uma ótima ideia de atividade para fazer com os mais jovens, garantimos pura diversão. Existem vários espalhados um pouco por todo o país, basta pesquisar um pouco e encontra diversos locais com diferentes programas.
No fundo, o que acontece no jogo é o facto de um grupo de jogadores ficar preso numa sala e o objetivo é conseguirem, em conjunto, resolver o enigma antes que o tempo acabe.
As provas podem ser compostas por quebra-cabeças, jogos, adivinhação, encontrar objetos escondidos e muito mais.
Campos de férias
Se o objetivo é proporcionar momentos de diversão e estimulação da criatividade aos mais jovens, então os campos de férias podem ser uma excelente opção.
Para além de conseguir que os jovens fiquem mais afastados dos smartphones, playstations e computadores, vão ficar mais perto da natureza e fazer novos amigos.
Existem vários campos de férias com diversos programas e com custos distintos. Tudo depende do que pretender e de quanto puder gastar. Deixamos 3 exemplos:
- Parque Aventura Diver Lanhoso: com atividades como caminhadas aquáticas, rappel, slide ou salto de pêndulo);
- MyCamp: situado em Santarém, oferece programas para jovens entre os 6 aos 17 anos. Slide, atividades náuticas, baloiço 3G, escalada ou jogos noturnos são apenas alguns exemplos de atividades;
- Tempo de Aventura: no Cadaval, entre o campo e a praia encontra este campo de férias repleto de atividades. Inclui piscina e fazem-se competições artísticas, jogos de exploração e aventura e karaoke até.
Programas culturais em família
Se houver oportunidade, visitar museus e monumentos e conhecer o passado histórico de alguns locais no nosso próprio país é de facto o melhor que podemos fazer com os jovens.
São atividades enriquecedoras e que estimulam bastante a criatividade. Sem esquecer o facto de que ajudam ainda a desenvolver o pensamentos criativo e crítico. Por sabermos que nem sempre são a primeira opção de plano dos mais jovens, experimente deixá-los escolher o primeiro local a visitar.
Jogo de mímica
Se estiver sem mais ideias do que fazer com os jovens no verão, experimente sugerir um jogo de mímica. Deixe-os escolher uma categoria e todos os participantes escrevem palavras relacionadas com a mesma em papéis separados.
De seguida, cada um tira um papel e tem de mimar essa palavra. Quem adivinhar mais rápido vence! É pura diversão.
No fundo, o importante é manter a mente dos jovens ativa para que não fiquem somente agarrados aos telemóveis e ecrãs todo o verão. Trata-se de os estimular com pequenas atividades lúdicas ou de puro entretenimento, para que se sintam produtivos e felizes no final do dia.