Share the post "Sobreviver ao isolamento: 10 atividades para fazer em casa em família"
Com a entrada do confinamento e consequentemente do teletrabalho, grande parte das famílias encontra-se na desafiante situação de isolamento social. Para que este período de quarentena seja o mais proveitoso e saudável possível sugerimos 10 atividades para fazer em casa em família.
Sobreviver ao isolamento: 10 atividades para fazer em casa em família
A situação de isolamento pode ser particularmente difícil para as crianças. É natural que as deixe mais aborrecidas, ansiosas, tristes e confusas, bem como é previsível que as birras e os comportamentos irritáveis e conflituosos aumentem neste período (2).
Importa encarar este difícil momento da forma mais positiva possível, aproveitando o isolamento em família como uma oportunidade para desfrutar de mais tempo em conjunto e realizar atividades divertidas. Como sugestão, deixamos estas 10 atividades para fazer em casa em família:
1. Atividade física
Manter a prática de atividade física em situação de isolamento social, com atividades adequadas a cada faixa etária:
Até 1 ano de idade
- Estimular o bebé realizando jogos e brincadeiras que impliquem movimento
- Incentivar o bebé a alcançar, agarrar, empurrar e puxar diversos brinquedos
Até aos 2 anos de idade
- Estimular a brincadeira livre
- Dinamizar jogos e atividades com recurso à música
Até aos 5 anos de idade
- Criar percursos de obstáculos, desafios ou estafetas a realiza em família, recorrendo a simples objetos que todos temos em casa (almofadas; mantas; caixas; cadeiras)
- Estimular a brincadeira livre
A partir dos 6 anos de idade
- Estimular a brincadeira livre
- Ouvir música e dançar ao seu ritmo
- Saltar à corda
- Dar preferência a videojogos que impliquem movimento (3)
- Jogos tradicionais como a macaca, o jogo do elástico ou mini circuitos criativos ativos (4)
2. Leitura e expressão plástica
Para além da brincadeira livre, também é importante estimular a leitura, a expressão plástica e as aptidões musicais em família.
Existem alguns websites onde é possível descarregar de forma gratuita ebooks em português.
3. Conteúdos educativos
Manter os conteúdos educativos em dia! Algumas das atividades para fazer em casa em família podem facilitar a aprendizagem recorrendo a plataformas digitais e interativas. De uma forma lúdica é possível aprender, respeitando o ritmo de cada criança.
4. Atividades lúdicas
Ajudar, de forma lúdica e divertida, as crianças a manter-se informadas acerca do novo coronavírus e acerca dos comportamentos a adotar. É possível aprender a brincar.
5. Técnicas de relaxamento e meditação
Contribuir para a diminuição da ansiedade e preocupação das crianças, de forma lúdica e divertida. Existem já plataformas que permitem que as crianças, auxiliadas pelos adultos de referência, experimentem técnicas e exercícios de relaxamento e meditação.
6. Manter contacto com família e amigos por videochamada
Manter o contacto com família e amigos. As saudades dos familiares vão chegar. As videochamadas com aqueles de quem mais gostamos são imprescindíveis para manter o bem-estar de toda a família.
7. Transformar tarefas rotineiras em diversão
Transformar as tarefas rotineiras em momentos de diversão e reforço dos laços familiares. Na hora das refeições podem ser as crianças a escolher o menu e a colaborar na sua confeção. E porque não uma luta de almofadas no momento de fazer as camas?
8. Jogos de tabuleiro
Tirar do armário os jogos de tabuleiro. Há lá melhor forma de passar a tarde do que a jogar em família? Todos os jogos são válidos, desde o jogo do galo, à batalha naval e a tantos outros.
9. Visitas virtuais a museus
Visitar, ainda que virtualmente, alguns museus. A cultura é uma excelente forma de conhecer aquilo que nos rodeia e de despertar em nós diferentes sensações.
Porque não visitar fantásticos museus em família, ainda que virtualmente?
10. Reutilizar desperdício
Reutilizar, reutilizar e reutilizar. Agora que passamos o dia em casa damos conta que o desperdício pode ser imenso, mas não precisa ser assim. Podemos utilizar o desperdício para brincar e dar asas à criatividade. Em família tentem criar brinquedos ou instrumentos musicais através de artigos que provavelmente iriam parar ao lixo.
COVID-19 e a saúde mental das crianças
É importante que pais, professores e a comunidade em geral se empenhem na promoção de ambientes seguros e saudáveis para todas as crianças.
Se os adultos estiverem devidamente informados e conscientes dos factos sobre o novo coronavírus (COVID-19) certamente a sua capacidade para ajudar a diminuir os medos e ansiedade das crianças será maior.
Nesta fase é fundamental promover a saúde mental de todas as crianças, nomeadamente através da implementação das seguintes medidas:
- Incentivar a que as crianças se tornem agentes de prevenção em casa. A educação e o acesso a informação fidedigna podem ajudar a que tal aconteça. É importante que pais e professores conversem com as crianças sobre como evitar a propagação do vírus.
- Incentivar a que as crianças coloquem perguntas e partilhem as suas preocupações.
- Permitir o acesso a informações básicas e apropriadas à idade das crianças acerca da COVID-19, incluindo sintomas, complicações, como é transmitido e como impedir a transmissão.
- Clarificar que muitas das informações que circulam nas redes sociais podem não conter a informação correta e devem ser privilegiadas as informações difundidas pelas entidades oficiais e credíveis.
- Responder às perguntas e preocupações das crianças, inclusive através do desenvolvimento de materiais adequados para crianças, como pósteres ou folhetos (1).
- Dinamizar atividades para fazer em casa em família.
Em suma
Em tempo de isolamento social os dias sucedem-se todos iguais e a imaginação e criatividade pode faltar aos pais. Estas 10 atividades para fazer em casa em família pretendem ser uma ajuda para estes difíceis momentos de distanciamento social. É importante manter as crianças e as famílias ativas, saudáveis e felizes.
- UNICEF Portugal (2020). Prevenção e contenção do COVID-19. Como proteger as crianças na escola, em casa e na comunidade. Disponível em: https://www.unicef.pt/media/2847/unicef_covid-19_criancas.pdf
- Ordem dos Psicólogos Portugueses (2020). COVID-19 como lidar com uma situação de isolamento. Disponível em: https://www.ordemdospsicologos.pt/ficheiros/documentos/doc_covid_19_opp.pdf
- Instituto Português do Desporto e da Juventude (2020). Recomendações para a Prática de Atividade Física em Situação de Isolamento. Disponível em: https://ipdj.gov.pt/recomendacoes
- Direção Geral de Saúde (2020). COVID-19 ATIVIDADE FÍSICA ISOLAMENTO SOCIAL. Disponível em: https://www.dgs.pt/programa-nacional-para-a-promocao-da-atvidade-fisica/ficheiros-externos-pnpaf/news_afisolamentosocial-pdf.aspx