As suas unhas podem dizer-lhe se tem cancro bem como revelar outras pistas sobre a sua saúde em geral. Basta um toque mais esbranquiçado, ou um tom mais rosado para ter determinado significado, que passaremos a enumerar em seguida.
E a cada cor corresponde um problema de saúde, seja no fígado, pulmões, coração… O nosso corpo dá-nos sinais de como nos encontramos e as unhas, por mais estranho que possa parecer, não são exceção.
Unhas: uma cor, um significado
Seja pela tonalidade ou por pequenas alterações no formato e textura, as suas unhas podem dizer-lhe se tem cancro ou outro problema de saúde. Fique atento e, em caso de dúvida, não hesite em consultar um médico.
1. Unhas pálidas
As unhas muito pálidas às vezes podem ser um sinal de doença grave, como anemia, insuficiência cardíaca, doença hepática e desnutrição.
2. Unhas brancas
Se as unhas são principalmente brancas com pequenos riscos mais escuros, isso pode indicar problemas no fígado, como a hepatite.
3. Unhas amarelas
Uma das causas mais comuns de unhas amarelas é uma infeção por fungos. À medida que a infeção piora, a superfície da unha pode retrair-se e começar a engrossar e a partir. Em casos raros, unhas amarelas podem indicar uma condição mais grave, como algum problema grave na tiróide, doença pulmonar, diabetes ou psoríase.
4. Unhas azuladas
As unhas com um matiz azulado podem significar que o corpo não está a receber oxigénio suficiente, o que pode ser sinal de algum problema pulmonar, como enfisema. Alguns problemas cardíacos podem igualmente ser associados a unhas azuladas.
5. Unhas onduladas
Se a superfície da unha é ondulada ou ligeiramente rugosa, este pode ser um sinal precoce de psoríase ou artrite inflamatória. A descoloração da unha é igualmente comum nesta situação, ficando ainda a pele por baixo da unha com um tom castanho avermelhado.
6. Unha dividida
As unhas secas e frágeis que frequentemente se quebram ou se dividem estão associadas à doença da tiróide. Rachaduras ou cortes combinados com uma cor amarelada são mais prováveis devido a uma infeção por fungos.
7. Pele vermelha ao redor da unha
Se a pele ao redor da unha parecer vermelha e inchada, isto é conhecido como inflamação da cutícula da unha. Pode ser o resultado de lúpus ou de outra desordem do tecido.
8. Linhas escuras por baixo da unha
As linhas escuras por baixo da unha devem ser investigadas o mais rápido possível, dado que às vezes, são provocado por melanoma, o tipo de cancro de pele mais perigoso e agressivo.
9. Roer as unhas
Morder as unhas pode não ser mais do que um hábito antigo, mas em alguns casos pode ser um sinal de ansiedade persistente que necessita de tratamento.
Embora as mudanças nas unhas possam acompanhar muitas condições do seu corpo, essas mudanças raramente são o primeiro sinal de qualquer infeção ou doença de que padeça. É certo que as suas unhas podem dizer-lhe se tem cancro, porém, muitas destas anormalidades são inofensivas, por isso, se estiver preocupada consulte o seu médico ou dermatologista para esclarecer todas as dúvidas.