O arando ou abrunho é um fruto que cresce em arbustos perenes com pouco mais de meio metro de altura.
Na Europa a espécie mais comum é Vaccinium oxycoccose são pequenas bagas semelhantes ao mirtilo, mas com uma cor diferente.
Este fruto cresce habitualmente em ambiente silvestre, mas não é por isso que deixa de ter propriedades únicas e muito boas para a saúde.
Composição nutricional do arando
O arando é uma boa fonte fibras e cada meia chávena deste fruto (cerca de 55g) oferece-nos:
- Energia: 25 kcal;
- Hidratos de carbono: 7g.
Em termos de vitaminas, as principais que compõem este alimento são a vitamina C, vitamina E e vitamina B5. Os minerais mais presentes são cobre, manganésio e ferro.
Este fruto é rico em antioxidantes, particularmente flavonóides. Estes componentes concentram-se essencialmente na pele/casca.
Não podemos esquecer que esta fruta na sua forma fresca é também rica em água, e por isso uma boa opção para hidratar.
Benefícios do arando
O consumo de frutas e vegetais está associado à redução do risco de inúmeras condições de saúde adversas.
Vamos enumerar os principais efeitos benéficos deste alimento.
1. Infeções no sistema urinário
Por ser rico em proantocianidinas, um metabolito natural, o arando ajuda a reduzir a aderência de certas bactérias nas paredes do trato urinário, o que por sua vez combate as infeções.
Neste campo, o sumo de arando não é tão eficaz quanto em cápsulas de pó, uma vez que não se consegue esse tipo de concentração em bebidas.
2. Doença cardiovascular
Alguns estudos realizados sugerem que os polifenóis presentes neste alimento podem reduzir o risco de doenças cardiovasculares, uma vez que reduz a pressão arterial através de mecanismos anti-inflamatórios.
3. Cancro
Algumas das mais recentes pesquisas neste âmbito têm evidenciado que os arandos produzem efeitos benéficos na diminuição da progressão de células malignas.
Esses benefícios têm sido demonstrados no caso do cancro da próstata, fígado, mama, ovários e cólon.
4. Dentes
Os mesmos compostos que ajudam a prevenir infeções urinárias são também benéficos para a saúde oral, prevenindo as bactérias de se fixarem aos dentes e evitando inflamações nas gengivas.
5. Úlceras
As proantocianidinas tornam este fruto muito poderoso no combate às bactérias indesejadas, nesta caso as bactérias que atacam o estômago, como a H. pylori.
Esta bactéria é conhecida por atacar o estômago, provocando gastrites, úlceras e até cancro no estômago.
Efeitos adversos e cuidados a ter com o arando
Em quantidades adequadas, os arandos são considerados seguros para a saúde da maioria das pessoas. Contudo, o seu consumo em excesso pode causar problemas no estômago e distúrbios intestinais.
Outro cuidado a ter relaciona-se com os rins porque o arando pode conter grandes quantidades de oxalato.
Este componente existe nos cálculos renais e por isso devemos evitar ingerir grandes quantidades do mesmo. As formas secas e concentradas são as mais preocupantes neste aspeto.
Quando e como consumir arando?
São normalmente colhidas em setembro, por isso a melhor época para as consumir é no outono, altura em que se apresentam firmes ao toque e sem rugas.
O ideal é escolher sempre as frescas e não as que vêm em lata, que têm mais açúcar adicionado.
Em Portugal não se comemora o Dia de Ação de Graças, no entanto, o arando é um dos protagonistas deste dia nos Estados Unidos da América.
O molho de arando faz parte da maioria das receitas para este dia, que incluem bolos, molhos para sobremesas, entre outros.
Dicas de utilização na cozinha:
- Faça uma mistura caseira contendo frutos secos, sementes e arandos secos. Uma opção de um snack delicioso.
- Adicione arandos congelados aos seus batidos. O sabor vai ser inconfundível.
- Se tiver por hábitos comer aveia, pode juntar ao preparado arandos secos. O mesmo se aplica aos cereais integrais.
- Se fizer um bolo, pode colocar os arandos frescos por cima a fazer de cobertura. Não só vai ter um bolo com decoração bonita, mas também vai adicionar sabor extra.
- As tartes são excelentes preparações onde pode juntar arandos. Seja uma tarte de maçã ou frutos vermelhos, não se vai arrepender de o ter feito.