O objetivo da app StayAway Covid é sermos alertados quando nos encontrarmos perto de alguém infetado com COVID-19. Desde o início desta semana que o download já está disponível em todos os sistemas operativos, sendo o seu uso voluntário, gratuito e anónimo, numa tentativa de conter a expansão da pandemia.
Como funciona a app StayAway Covid?
A aplicação é bastante simples e intuitiva: cada utilizador que tenha testado positivo poderá inserir o código do teste na app. Depois da validação da Direção-Geral da Saúde (DGS), a aplicação irá alertar outros utilizadores que tenham estado próximos do utilizador infetado – durante 15 minutos ou mais, sem nunca revelar a sua identidade, os seus contactos ou os de outros utilizadores.
Quando não há registo de contactos de proximidade com risco de contágio, a página inicial da app apresenta uma cor verde que mudará para o estado amarelo sempre que o utilizador tenha estado próximo de alguém a quem foi diagnosticada COVID-19.
Será a DGS a entidade responsável por gerir o sistema e garantir que o tratamento de dados respeita a legislação europeia e nacional, nomeadamente no que aos requisitos, recomendações e orientações da Comissão Nacional de Proteção de Dados dizem respeito. Apenas são partilhados os códigos das pessoas infetadas, sem qualquer menção de identificação.
A aplicação foi desenvolvida pelo Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência.
- SNS – StayAway Covid, disponível em: https://www.sns.gov.pt/noticias/2020/09/01/stayaway-covid-2/