Share the post "Ano letivo 2020/2021: orientações excecionais de organização e funcionamento"
Como é habitual, setembro é o mês de regresso às aulas. Porém, neste ano letivo 2020/2021, o regresso à escola será algo diferente, devido à pandemia de COVID-19 e às regras de prevenção do contágio a que é preciso obedecer.
Por isso, a Direção-Geral de Educação e a Direção-Geral da Saúde elaboraram um conjunto de orientações excecionais de organização e funcionamento, destinadas aos estabelecimentos de educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário, a pôr em prática no ano letivo 2020/2021.
O propósito destas orientações é que as atividades educativas e formativas, letivas e não letivas, decorram em segurança para toda a comunidade educativa. Assim, é necessário adotar medidas preventivas de segurança e de higiene (regras de higiene, etiqueta respiratória e distanciamento físico), que evitem a propagação do novo coronavírus e ajudem a detetar e a agir perante um caso suspeito ou positivo de infeção.
Se é aluno, auxiliar ou professor, pai, mãe ou encarregado de educação, esta matéria interessa-lhe particularmente. Fique a saber mais.
Como vai funcionar o ano letivo 2020/2021 nas escolas portuguesas
Medidas gerais
A direção de cada agrupamento ou escola é responsável por:
- Elaborar ou atualizar o Plano de Contingência para a COVID-19, de acordo com a Orientação nº 006/2020 da DGS 1.
- Confirmar a escola tem condições sanitárias para a promoção das boas práticas de higiene.
- Garantir as condições necessárias para o cumprimento das recomendações de distanciamento físico.
- Garantir o uso de máscara no acesso e permanência nos estabelecimentos de educação e ensino, pelo pessoal docente e não docente, pelos alunos a partir do 2º ciclo do ensino básico e, ainda, pelos encarregados de educação, fornecedores e outros elementos externos.
- Informar a comunidade educativa relativamente às normas de conduta a obedecer, como a correta higienização das mãos, etiqueta respiratória e colocação da máscara. A informação deve estar afixada em locais visíveis do recinto escolar.
- Ser disponibilizada uma solução antissética de base alcoólica (SABA) à entrada dos recintos.
- Privilegiar a via digital ou telefónica para todos os procedimentos administrativos e para o contacto com os encarregados de educação.
- As crianças, os alunos, o pessoal docente e não docente com sintomas de COVID-19 não devem apresentar-se no estabelecimento de ensino, devendo contactar o SNS24 (808 242424).
Educação Pré-Escolar
Organização do espaço
- Organizar as crianças e o pessoal docente e não docente em salas, de forma a evitar o contacto entre pessoas de grupos diferentes.
- Usar salas mais amplas e arejadas.
- Definir circuitos de circulação interna e circuitos de entrada e de saída.
- Criar espaços “sujos” e espaços “limpos” dentro do estabelecimento escolar.
- Ter calçado para uso exclusivo no estabelecimento escolar.
- Não permitir que as crianças levem de casa brinquedos ou outros objetos dispensáveis.
- Desfasar os momentos de permanência dos diferentes grupos de crianças no recreio e/ou dividir por zonas afetas a cada grupo.
- Desfasar as idas para a sala de refeições de modo a evitar o cruzamento de crianças de diferentes grupos.
- Entregar as crianças à porta do estabelecimento, evitando assim a circulação de pessoas externas no interior do recinto.
Práticas pedagógicas
- Ter em conta as aprendizagens e o desenvolvimento das crianças e a garantia do seu direito de brincar, apesar da recomendação de distanciamento físico.
- Estar atento ao bem-estar das crianças e responder às suas necessidades emocionais, físicas e cognitivas.
- Considerar as interações e as relações que as crianças estabelecem com os adultos e com as outras crianças.
- Dar a conhecer às crianças as novas regras de convivência social.
- Privilegiar a utilização das tecnologias de modo diversificado e com diferentes funções;
- Desenvolver as atividades em pequenos grupos ou individualmente, de preferência em espaços abertos.
- Privilegiar o uso de materiais mais facilmente higienizáveis.
- Desinfetar, entre utilizações, os objetos partilhados pelas crianças.
Ensinos Básico e Secundário
Organização escolar
- Organizar os alunos por grupos/turmas que devem partilhar os mesmos horários de aulas, intervalos e período de refeições.
- Ter as aulas sempre na mesma sala e com lugar/secretária fixo por aluno.
- Privilegiar a utilização de salas amplas e arejadas.
- Manter as medidas de distanciamento, garantindo a maximização do espaço entre pessoas também no interior das salas.
- Seguir as orientações das autoridades de saúde no que respeita às atividades desportivas e de contacto físico.
- Ter intervalos com a menor duração possível.
- Definir e identificar circuitos, que promovam o distanciamento físico.
- Evitar a concentração de alunos nos espaços comuns da escola.
- Definir procedimentos para a utilização dos refeitórios, com períodos de almoço desfasados entre turmas e com possibilidade de take-away.
- Aumentar a frequência de limpeza e higienização, especialmente das áreas comuns.
Código de conduta
- Usar sempre máscara, se for pessoal docente e não docente, alunos a partir do 2.º ciclo do ensino básico, encarregados de educação, fornecedores e outros elementos externos
- Desinfetar as mãos com uma SABA
- Lavar frequentemente as mãos, com água e sabão
- Usar lenços de papel (de utilização única) para se assoar e descartá-los em seguida
- Tossir ou espirrar para a zona interior do braço
- Evitar tocar nos olhos, no nariz e na boca
- Evitar tocar em superfícies comuns como corrimãos, maçanetas ou interruptores
Procedimentos perante um caso suspeito
Perante a identificação de um caso suspeito, ele deve ser encaminhado para a área de isolamento, pelos circuitos definidos no Plano de Contingência da escola. Caso se trate de uma criança, ela deve ficar acompanhada pelo responsável, cumprindo sempre as regras de higiene e de segurança. Além disso, é necessário:
- Contactar o SNS24 (808 24 24 24) e cumprir com as indicações recebidas, assim como contactar as Autoridades de Saúde Locais e o encarregado de educação do aluno
- Reforçar a limpeza e a desinfeção das superfícies por onde passou o caso suspeito
- Orientações ano letivo 2020/2021. Disponível em: https://www.dgeste.mec.pt/wp-content/uploads/2020/07/Orientacoes-DGESTE_DGE_DGS-20_21.pdf