Share the post "Por que não deve tomar analgésicos para atenuar a dor muscular"
Os analgésicos para a dor muscular, de venda livre, são a forma mais comum de aliviar essa mesma dor e a sensação de rigidez muscula contudo, pensa-se que os analgésicos anti-inflamatórios não esteróides (os AINEs) podem afetar os ganhos de massa muscular, limitando o aumento da síntese de proteína que ocorre normalmente depois da realização de treinos de hipertrofia.
No entanto, as respostas não são conclusivas, pois existem estudos que demonstram a redução do nível de síntese de proteína depois dos treinos, outros que defendem que a toma durante vários meses pode acelerar os ganhos de força e de massa muscular.
Porque não devemos tomar analgésicos para a dor muscular?
Se sente aquela dor incomodativa depois de um treino não recorra aos analgésicos para atenuar a dor muscular, de forma a atenuá-la ou até mesmo eliminá-la. Isto porque a síntese proteica será reduzida inibindo o aumento de massa muscular, o que é totalmente desmotivador para quem treina intensivamente e não vê ganhos.
A toma de analgésicos
Tomar qualquer medicamento desnecessariamente é desaconselhado e o mesmo acontece com os analgésicos.
Claro está que, se a dor muscular for intensa, se houver lesão ou distensão muscular, a toma de analgésicos pode ser considerada mediante aconselhamento médico.
No entanto, quando perceber que a dor que sente é a dor típica de quem esforçou o músculo e/ou o grupo muscular, não tome a iniciativa de tomar medicação para aliviar a dor. Não habitue o seu organismo pois numa situação aguda, o analgésico não fará o efeito para o qual está destinado, visto que o organismo já estará resistente.
De salientar que a toma continuada de analgésicos, sem qualquer aconselhamento ou sob a supervisão de uma médico, mesmo que na dose recomendada, pode levar a espasmos musculares e colocar o coração e os rins em risco.
Alternativas à toma dos analgésicos
Algumas alternativas à toma de analgésicos para a dor muscular são as massagens desportivas, banhos de gelo para reduzir o inchaço e potenciar a recuperação.
Ter noção dos nossos limites é também algo que devemos ter em consideração para evitar lesões musculares e reduzir as dores pós-treino.
Um bom aquecimento também é crucial de forma a preparar os músculos para que não estejam tão propensos a lesões.
Dar uma dose adequada de proteína ao organismo também é uma alternativa à toma dos analgésicos para a dor muscular, pois ajudará o organismo na recuperação muscular e, consequentemente a construir massa muscular.