Está cientificamente comprovado que existem alimentos que lhe dão mais anos de vida. O mecanismo prende-se com o seu conteúdo nutricional: alguns nutrientes têm poder anti-inflamatório, antioxidante e atuam nas células e tecidos promovendo a sua regeneração e prevenindo o seu envelhecimento. Muitos alimentos têm até a capacidade de prevenir o aparecimento de doenças crónicas, sendo indiretamente promotores de longevidade.
Um estudo recente levado a cabo pelo Instituto Alemão de Nutrição Humana veio dar provas de que alguns alimentos são capazes de reduzir a mortalidade podendo ser então enquadrados nos alimentos que lhe dão mais anos de vida, ou sejam, promovem a longevidade.
Afinal, quais são esses alimentos?
5 Alimentos que lhe dão mais anos de vida
1. Cereais integrais
Neste estudo, a ingestão de até 100g de cereais integrais revelou-se benéfica no atraso do envelhecimento e diminuição da mortalidade. Exemplos como farinhas integrais, couscous, arroz e pão têm maior teor de vitaminas, minerais e fibra, em comparação com os cereais refinados.
Dica: opte por alimentos feitos a partir de farinhas integrais, menos refinados em detrimento de cereais refinados, com elevado grau de processamento e pouco ricos nutricionalmente.
2. Peixe
O peixe é uma fonte de proteína de excelência e tem um conteúdo nutricional riquíssimo. Um consumo de até 200g diariamente pode ser revelar-se protetor. Opte ainda por peixes gordos 1-2 vezes por semana uma vez que são ricos em ómega-3, com poder anti-inflamatório.
Dica: varie o tipo de peixe que consome e opte por confeções com pouca gordura (cozidos, grelhados e assados). Coma mais peixe do que carne e consuma peixe gordo 1-2 vezes por semana (salmão, sardinha, cavala…)
3. Leguminosas
Exemplos de leguminosas são: grão, feijão, lentilhas, ervilhas, etc. Além de vitaminas e minerais, as leguminosas têm elevado teor de fibra e o seu consumo tem diversos benefícios para a saúde.
Dica: consuma leguminosas, no mínimo, 3x por semana.
4. Frutos secos
Os frutos secos, noemadamente nozes, amêndoas, avelãs, pinhões e outros, são constituídos pelas conhecidas “gorduras boas”, estas gorduras têm um papel importante na prevenção de diversas doenças, nomeadamente de origem cardiovascular, devido ao seu poder anti-inflamatória. Direta e indiretamente, os frutos secos podem retardar o envelhecimento.
Dica: consuma 1-2 porções diárias de frutos secos. Ainda que sejam alimentos benéficos para a sua saúde, contêm muita gordura e são calóricos, modere as quantidades.
5. Frutos e Hortícolas
Sendo uma fonte importante de vitaminas e minerais, com elevado teor antioxidante, recomenda-se a ingestão de diárias de 300g de frutos e hortícolas.
Dica: consuma, no mínimo, 5 porções de frutas e vegetais por dia.