Os alimentos que emagrecem, ou que se consideram ter o poder de auxiliar na perda de peso são aqueles que, na teoria, podem atuar ao nível do seu metabolismo que, quanto maior, maior é também a facilidade em gerir o seu peso no sentido de o perder.
O tipo de alimentação que realiza não é o unico determinante no que diz respeito ao seu funcionamento metabólico: também o exercício físico e outros fatores individuais podem contribuir para o seu aumento. Focando-nos nos alimentos que emagrecem ou que podem atuar ao nivel do seu metabolismo, destacamos 5 diferentes.
5 Diferentes tipos de alimentos que emagrecem e ajudam a manter o peso
1. Pimenta e especiarias
A capsaicina é um composto químico presente na maioria das especiarias que, segundo testes realizados, permite aumentar o metabolismo e a utilização da gordura acumulada como substracto energético. Além disso, este mesmo composto tem ação ao nível do apetite, diminuindo-o.
Os fatores mencionados são, por isso, argumentos a favor da inclusão de pimenta e especiarias num regime de emagrecimento.
2. Café
O café é uma das bebidas mais apreciadas em todo o mundo. Os seus efeitos ao nível do metabolismo são conhecidos e têm vindo a ser comprovados através da realização de vários estudos no âmbito dos benefícios associados ao seu consumo. Neste contexto, a cafeína presente no café tem uma ação ao nível do metabolismo humano, aumentando-o e permitindo aumentar a oxidação da gordura em excesso. Além disso, tem ainda uma ação ao nível da performance desportiva.
3. Cacau
Além das propriedades antioxidantes que lhe são atribuídas, estudos têm vindo a ser feitos no sentido de averiguar a sua ação ao nível da gestão de peso e utilização da gordura pelo organismo. Assim, alguns estudos indicam que o cacau promove a utilização da gordura e aumenta o metabolismo, ainda assim, são necessários mais estudos para sustentar esta evidência.
4. Chá Verde
A ação do chá verde ao nível da gestão de peso é já conhecida. A combinação da cafeína e das catequinas (substâncias estas também antioxidantes) presentes no chá verde, promovem uma maior eficiência energética do organismo, isto é, a obtenção de energia é feita de forma mais eficiente sendo que é primordialmente utilizada gordura como substrato.
5. Alimentos ricos em proteína
Em geral, a proteína e os alimentos que contém este nutriente são potenciadores da perda de peso (quando utilizados de forma e quantidades corretas). Os alimentos ricos em proteína, promovem saciedade e, devido ao seu efeito térmico no organismo, aumentam o metabolismo em comparação com os alimentos ricos em hidratos de carbono ou gordura.