A anemia é uma situação clínica que resulta da diminuição da concentração de hemoglobina no sangue, para níveis abaixo dos considerados normais.
A hemoglobina, presente nos glóbulos vermelhos, é responsável pelo transporte de oxigénio para o corpo, e pela “remoção” do dióxido de carbono dos tecidos para ser eliminado pelos pulmões. Acontece que para se formar os glóbulos vermelhos é preciso ferro, vitamina B12, folatos, entre outros, sendo que a deficiência em ferro é a principal causa de anemia.
Existem alimentos que ajudam no combate à anemia e nós mostramos-lhe quais os mais indicados para o problema.
O que pode causar a anemia?
Na causa da anemia pode não estar apenas a produção deficiente de hemoglobina (por falta de ferro, por exemplo), mas também a sua perda ou destruição excessiva. No entanto, a deficiência em ferro é realmente a causa mais comum, e pode ocorrer por diversos motivos:
- Perda por hemorragia (ocorre em algumas situações clínicas, como úlceras no trato digestivo, mas também em mulheres que têm demasiado fluxo na menstruação);
- Necessidades férricas superiores (gravidez, infância e adolescência);
- Dieta escassa em ferro, vitamina B12 e ácido fólico.
Quais os principais sintomas?
O mais comum é a pessoa começar a sentir-se constantemente cansada, sendo que a fadiga poderá começar a evoluir para falta de força, irritabilidade, dores de cabeça, falta de concentração, unhas fracas, alterações no sono, entre outros.
Como prevenir a anemia: alimentos que ajudam no combate à anemia
Para além de ser importante ir fazendo análises para controlar os níveis de hemoglobina no sangue, há cuidados que pode ter diariamente, nomeadamente a nível da sua alimentação.
A Tabela de Composição de Alimentos do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge diz-nos quais os alimentos que mais a/o poderão ajudar, tendo em conta o seu teor em ferro, vitamina B12 e ácido fólico:
- Berbigão
- Fígado
- Farelo de trigo tipo All Bran
- Ameijoa
- Leguminosas
- Mexilhão
- Ovo
- Agrião cru
- Espargos crus
- Salsa fresca
Para além de ingerir estes alimentos (alguns deles pedem moderação), convém promover a sua absorção pelo organismo. Como?
- Evite alimentos ricos em cálcio depois das refeições, como leite e iogurte;
- Opte por uma peça de fruta rica em vitamina C à sobremesa: kiwi, papaia, laranja e morangos.
Cuide da sua saúde!