A alimentação e o desejo sexual têm uma relação amplamente conhecida, principalmente devido aos alimentos e bebidas com propriedades afrodisíacas. No entanto, muito pouco se fala da situação contrária, ou seja, alimentos que afetam o desejo sexual de forma negativa. Mas eles existem!
De facto, o cérebro está no centro de toda a sensação de desejo sexual e, por isso, há diversas substâncias, nutrientes, hormonas e neurotransmissores, que influenciam positiva ou negativamente o desejo sexual.
Apesar de não existirem ainda pesquisas conclusivas a este respeito, sabe-se que alguns alimentos podem atuar no sistema nervoso central, aumentando / diminuindo a circulação sanguínea e a produção das hormonas sexuais responsáveis pela líbido e pela sensação de prazer, influenciando, inclusive, o tempo de ereção e lubrificação vaginal.
8 Alimentos que afetam o desejo sexual de forma negativa
Com efeito, os alimentos que afetam o desejo sexual podem fazê-lo de diversas formas: através da diminuição da líbido, da indisposição, da sonolência ou do cansaço que promovem.
Vejamos então, quais são estes alimentos que afetam o desejo sexual.
1. Alimentos com elevado teor de gordura
Os alimentos fritos e ricos em gordura e sal não só provocam sonolência e inatividade, como diminuem a sua libido. Além disso, as gorduras hidrogenadas suprimem a libertação de testosterona, uma das principais hormonas associadas ao desejo sexual.
2. Álcool
Apesar de ser um desinibidor, o álcool pode ser um grande inimigo do desejo sexual, principalmente nos homens, pois provoca desidratação e reduz o volume de sangue, dificultando a ereção.
O álcool pode também prejudicar a lubrificação feminina, o que pode provocar dores e dificultar a relação sexual.
3. Leguminosas (feijão, grão, soja)
Quando consumidas de forma excessiva, as leguminosas podem diminuir os níveis de testosterona no sangue e, consequentemente, o desejo sexual. No caso dos homens, a soja, em particular, pode ainda diminuir a produção de espermatozóides.
Além disso, o consumo de leguminosas pode provocar flatulência e mau estar intestinal que podem dificultar a relação sexual.
4. Lacticínios
Para muitos, os produtos lácteos congestionam a nível gastrointestinal, promovendo mau estar. A sensação de inchaço e de gases pode dificultar a relação e diminuir a libido.
5. Alimentos ricos em açúcares simples (bolachas, bolos e produtos de pastelaria)
Pelo facto de serem ricos em açúcares simples e hidratos de carbono refinados, alimentos como bolachas e produtos de pastelaria parecem aumentar os níveis de estrogénios nos homens e afetar negativamente o desejo sexual.
Além disso, nunca é demais relembrar que estes alimentos contribuem para o excesso de peso e aumento da massa gorda, que podem, por si só, diminui a líbido e a autoestima.
6. Menta e hortelã
A menta e a hortelã possuem na sua composição alguns compostos que inibem a libertação de testosterona.
7. Brócolos
Apesar de serem um bom alimento para melhorar a saúde em geral, os brócolos podem promover uma diminuição da concentração de estrogénio no organismo e diminuir a libido.
8. Água tónica
Na maior parte dos casos, este produto contém quinino, que é usado como um agente aromatizante. Este composto parece estar relacionado com uma diminuição da função sexual.