Share the post "12 alimentos que pode replantar para bem do ambiente e da carteira!"
O conceito de alimentação sustentável é uma prática cada vez mais aplicada atualmente, com intuito de reduzir o impacto ambiental gerado pela alimentação (agricultura, criação de gado, pecuária, etc).
Neste contexto, falamos sobre alimentos que pode replantar ou seja, alimentos que compra uma vez, consome e o restante não deita fora, replanta e volta a consumi-los. Desta forma, além de minimizar o impacto ambiental, estará também a poupar o valor destes alimentos, pois não terá de voltar a comprá-los.
Vejamos então quais os alimentos que pode replantar.
12 alimentos que pode replantar
1. Manjericão
Para replantar o manjericão, comece por separar três pares de hastes, corte-as com cerca 10 a 15 cm e escolha as mais bonitas. Posteriormente, retire as folhas e da parte de baixo e as flores, deixando apenas algumas folhas na parte superior.
Coloque num copo de vidro com água até a metade e deixe num lugar ensolarado, trocando a água de dois em dois dias. Depois, quando as raízes estiverem com o tamanho de 2 cm, deve replantar num vaso médio, pois o manjericão precisa de espaço e de sol.
2. Hortelã
Funciona da mesma forma que o manjericão. A diferença será no momento da transição para o vaso, o qual deve ser maior e com furos em baixo, pois esta planta necessita de solo drenado e de muita água.
3. Alecrim
Faça o mesmo processo inicial do manjericão e da hortelã. Depois, plante os galhos num vaso com furos para drenar a água. Esta é uma planta que não gosta de muita água, por isso não regue demais e mantenha-a num local ensolarado.
Vá cortando os galhos quando precisar, depois replante de novo. Essa técnica pode ser usada com outros temperos, como o coentro.
4. Tomate, Pimento e outros com sementes
Replantar tomate é simples. Basta cortar um tomate ao meio e separar algumas sementes. Posteriormente deverá colocar as sementes (não precisa de as secar) na terra, num vaso grande e com alguma profundidade, para garantir o crescimento da planta e uma boa produção, e depois cobrir com uma fina camada de terra.
Regue diariamente ou em dias alternados, dependendo da temperatura ambiente, e deixe num local que não esteja diretamente exposto ao sol. É de salientar a importância de manter a terra húmida, sem encharcar, pois senão irá afundar as sementes e estas não brotarão.
O mesmo é válido para outros alimentos como o pimento, feijão verde, pepino, entre outros, no entanto, poderá ser mais difícil pois requerem mais espaço (vasos maiores e mais largos) e alguns poderão necessitar de estaca por serem plantas trepadeiras (ex. pepino).
5. Cenoura
No caso da cenoura, irá necessitar das folhas. Não precisa propriamente de plantar, poderá usar as folhas para complementar sopas, saladas, entre outras.
Deverá, para isso, usar o topo da cenoura, sendo que o ideal é colocar várias num vaso com água e em 15 dias começam a brotar.
6. Aipo
Outro dos alimentos que pode replantar é o aipo. É só cortar o talo/raíz e deixar num vaso com um pires mais fundo com água, trocando diariamente.
Deixe num local ensolarado. Após 5 a 7 dias de completo brotamento das folhas, passe para um vaso com uma boa mistura de terra e com furos para drenar a água.
7. Alface
Para replantar alface basta pegar na cabeça da alface e colocar numa vaso com água, trocando a água sempre que necessário. Após a replantação, note que o tamanho da alface irá diminuir.
8. Cebola
Corte a parte da raiz e coloque num recipiente não muito fundo com água até o começo da raiz e vá vigiando para que não seque. Posteriormente, e após aparecerem as primeiras raízes, coloque ao sol em um vaso com terra de qualidade e troque a água todos os dias.
9. Batata-doce
Compre uma batata doce no supermercado, fure-a com palitos e deixe-a suspensa num copo com água, de modo a que apenas metade desta fique submersa. Troque a água periodicamente e espere até que as mudas comecem a germinar.
Posteriormente, plante algumas mudas num vaso de terra, garanta que apanha luz solar periodicamente e aguarde até nascer uma nova batata-doce.
10. Abacaxi
Tal como para a batata-doce, compre um abacaxi, separe a coroa unida à base que ficava presa na casca. Tire todo o excesso da fruta e mergulhe só a base num copo com água, que deve ser trocada periodicamente.
Em algumas semanas, as raízes terão crescido e estão prontas para ser plantadas num vaso com terra e com uma quantidade de água equilibrada. Ao fim de cerca de um ano, deverá mudar a planta para um vaso maior e de melhor drenagem. Aí, é só aguardar o crescimento da nova planta, garantindo disponibilidade de água e luz diariamente.
11. Abacate
Para replantar o abacate deve parti-lo ao meio e retirar a semente/caroço que fica no meio do fruto, limpando bem para que não fique com restos de abacate. Depois deve furá-lo com 4 palitos, em formato cruz, e colocar num recipiente fundo com água, sendo que metade da semente deve ficar em contacto com a água e a outra metade não.
Quando as raízes começarem a crescer, transfira para um vaso com terra, ficando metade da semente debaixo da terra. Deverá regar a planta periodicamente.
12. Gengibre
Por último, nesta lista de alimentos que pode replantar, temos o gengibre. Escolha uma raiz fresca e deixe-a imersa em água morna durante uma noite.
Posteriormente, enterre a raiz num vaso grande e profundo, que drene bem a água. Coloque o vaso num local à sombra, pois a planta não deve estar exposta diretamente ao sol, mas certifique-se que a zona não é demasiado fria. A temperatura ideal para o gengibre será à volta de 24 a 30 graus.
Passado algum tempo, as suas raízes começarão a brotar.
1. Tudo sobre plantas (2015). Disponível em:
https://tudosobreplantas.wordpress.com/2015/03/11/14-alimentos-que-voce-compra-uma-vez-e-replanta-para-sempre/amp/