Share the post "Alimentos para combater infeções vaginais: conheça os 6 principais"
Consegue referir os 6 principais alimentos para combater infeções vaginais? Se não sabe, continue a ler este artigo.
Uma infeção vaginal normalmente surge quando o orgão genital feminino é infectado por algum tipo de microorganismos e o tratamento realizado em casa pode ser bastante útil, principalmente no início da infeção.
Os fungos do género Candida são os microorganismos mais comuns que causam este tipo de infeções.
Ambientes húmidos são propícios à proliferação e consequentemente os sintomas, tais como comichão e vermelhidão, aparecem.
Atualmente utilizam-se alimentos para curar infeções vaginais como complementos dos tratamentos convencionais com cremes e comprimidos.
6 Principais alimentos para combater infeções vaginais
1. Alho
O alho é um dos alimento para combater infeções vaginais, que pode começar a incluir mais vezes na sua dieta do dia-a-dia.
É um antibiótico e antifúngico natural e inibe o crescimento de bactérias e outros microorganismos, não só na vagina mas também no sistema digestivo.
Além de inibir o crescimento bacteriano, as suas propriedades antibióticas destroem as bactérias menos boas, deixando as bactérias boas saudáveis.
A prevenção de problemas como comichão, mau odor ou corrimento anormal também pode ser feita com este alimento.
2. Iogurte ou kefir
O consumo de iogurte ou kefir diariamente também apresenta benefícios no tratamento de infeções vaginais.
Tanto o kefir como o iogurte são probióticos e por isso possuem bactérias benéficas que são necessárias para a saúde vaginal, e ainda combatem os microorganismos prejudiciais.
Numa questão de dias pode ver o seu problema resolvido, se implementar este alimento ao longo do seu dia.
3. Alimentos ricos em vitamina C
A vitamina C inibe o crescimento do fungo do género candida e mata bactérias existentes na vagina, por ser normalmente associada a um ambiente ácido.
4. Chá verde
O chá verde é um dos alimentos para combater infeções vaginais que possui substâncias que são capazes de matar bactérias como a E. coli, uma das principais responsáveis das infeções no trato urinário.
Esta ação deve-se à presença de catequinas.
5. Vinagre de cidra de maçã
Tanto pode ser utilizado a nível interno como externo para potenciar os seus benefícios.
Neste caso especificamente, recomenda-se a utilização deste produto não seja diretamente na pele, uma vez que é muito forte e pode representar dores desnecessárias.
Pode aplicar um copo de vinagre de cidra de maçã à sua água do banho e relaxar durante uns minutos. Sentir-se-á mais relaxada e sentirá uma sensação de alívio dos sintomas da infeção durante um período mais longo.
Em alternativa coloque 3 colheres de sopa deste vinagre num copo de água e beba posteriormente.
6. Água
Para muitas pessoas a água representa uma surpresa nesta lista de alimentos para combater infeções vaginais. Contudo, a sua presença é justificada.
Recomenda-se que cada pessoa beba cerca de 1,5 litros de água por dia. Se cumprir esta recomendação irá ver as suas probabilidades de infeção ficarem diminuídas.
Com a ingestão de água vai existir mais urina para sair, e desta forma consegue-se retirar mais açúcar, sendo consequentemente mais difícil para as bactérias malignas sobreviverem sem acesso ao habitual açúcar.
Que alimentos evitar em caso de infeções vaginais?
Devem ser evitados alimentos gordurosos, alimentos processados e alimentos com muito açúcar. Principalmente o açúcar deve ser evitado pois serve de combustível aos organismos malignos que existem na zona.
Apesar de não serem um alimento especificamente, os antibióticos devem ser evitados quando existem infeções vaginais, pois matam tanto os microorganismos maus como os bons.
Nota final
As infeções vaginais são muito comuns nas mulheres. Por esse motivo, a boa alimentação faz parte da estratégia para curar este problema.
No entanto, nem sempre as pessoas respondem da mesma maneira aos alimentos que ingerem, e desta forma, deve ser procurado um profissional da área para um tratamento mais específico.
Todos os cuidados são poucos, mas se conseguir contrariar este tipo de problemas com alimentos para curar infeções vaginais, já evita prosseguir para tratamentos mais fortes.