Para melhorar o sistema imunitário e manter os resfriados à distância, tenha sempre na dispensa alguns alimentos para evitar constipações.
Se está determinado em permanecer livre de gripes e constipações, saiba que existem alguns passos simples que pode dar, que podem ajudá-lo a evitar essas situações.
Não basta comer alimentos ricos em vitamina C para evitar problemas. Apesar de esta vitamina ser importante, existem outros alimentos que pode comer e outras ações que pode fazer para diminuir as probabilidades de vir a ter uma gripe ou constipação, principalmente nas estações mais frias.
Alimentos para evitar constipações: tenha-os sempre em casa
1. Frutas e legumes coloridos
Legumes como batata-doce, abóbora e beterraba são ricos em betacaroteno, uma substância que o organismo converte em vitamina A. Esta vitamina é importante para manter os revestimentos mucosos do nariz e os pulmões fortes o suficiente para se defenderem contra infecções.
2. Alho e a cebola
Tanto o alho como a cebola possuem substâncias com ação antimicrobiana, aumentam as defesas e melhoram a resposta do organismo ao ataque de vírus e bactérias.
Portanto, podem ajudar na proteção contra infecções bacterianas e virais. Além disso, também apoiam a boa saúde intestinal, promovendo o crescimento de bactérias saudáveis.
3. Gengibre
As suas propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas e antioxidantes são ideais para aliviar os sintomas da gripe e constipação. Se sentir que está a ficar constipado, beba chá de gengibre para evitar que a constipação piore.
4. Alimentos ricos em vitamina C
Os kiwis, as laranjas e as romãs são frutas especialmente ricas em vitamina C, com benefícios antioxidantes e que estimulam o sistema imunitário. Os limões, as toranjas, os pimentos e os brócolos são alimentos também ricos nesta vitamina.
Alimentos com vitamina C são particularmente relevantes em pessoas sujeitas a stress físico intenso (como atletas de resistência) ou em pessoas que vivem em ambientes muito frios.
Para todas, comer muita fruta e vegetais todos os dias fornece, à partida, quantidades suficientes para uma função saudável do sistema imunológico.
5. Aveia e cevada
Cereais como a aveia e a cevada são ricos numa fibra hidrossolúvel chamada beta-glucano, que além de nos manter saciados, têm um valioso efeito imunomodulador, aumentando o número e a função das células imunológicas protetoras.
6. Alimentos probióticos
Há muito se sabe que a boa saúde intestinal é fundamental para manter a boa forma e estar bem. De fato, grande parte das defesas imunológicas encontram-se ao longo do revestimento mucoso do nosso intestino, de modo que mantê-lo nas melhores condições é uma primeira linha de defesa contra a infeção ou outros problemas relacionados.
Alimentos probióticos como iogurte, kefir, kimchi e chucrute podem ajudar a alimentar as boas bactérias no intestino.
Outras dicas importantes para manter constipação longe
1. Lave as mãos e limpe o seu telefone
Principalmente no inverno, vale a pena prestar atenção aos hábitos de higiene. Se realmente quiser manter-se longe de constipações, seja cuidadoso e limpe os teclados e telefones compartilhados com um lenço antisséptico antes de usar.
Lave as mãos com frequência e mantenha-as afastadas do rosto.
2. Mantenha-se ativo
É muito importante que se mantenha fisicamente ativo. A prática regular de exercício pode ajudar a apoiar o sistema imunitário, pois estimula a produção de glóbulos brancos (as células que nos protegem da doença).
Em suma…
As constipações nem sempre são fáceis de prever. Muitas das vezes aparecem sem dar sinais prévios, e por isso mesmo é importante estar prevenido.
Para se sentir bem e saudável, especialmente durante os meses de inverno quando chega a temporada da gripe, reforce as suas defesas naturais com os melhores alimentos para evitar constipações e gripes.