Share the post "Alimentação e sustentabilidade: alimentos em risco de extinção"
Provavelmente nunca tinha ouvido falar em alimentos em risco de extinção. Não só algumas espécies de animais sofrem do fenómeno, como também alguns alimentos correm o risco de desaparecer (muitos deles também animais que o ser humano consome). Isto acontece devido ao consumo insustentável, isto é, consome-se mais e de forma mais rápida do que a velocidade em que o alimento é produzido pela natureza.
Nem sempre a causa da extinção reside no consumo humano, no entanto, o consumo contínuo de alimentos que, por outras razões, estão em risco de extinção, pode fazer valer essa mesma realidade.
Esta questão pode tornar-se ainda mais problemática se o mesmo se suceder com outros ou com cada vez mais alimentos. Não só se promove uma distribuição desigual dos alimentos disponíveis pelo planeta, porque existem sempre zonas onde esses alimentos não serão distribuídos ou comercializados, como também se deixa de produzir alimentos com conteúdo nutricional relevante para a saúde e que habitualmente fazem parte da nossa alimentação.
Perante o conhecimento da existência de alimentos em risco de extinção, o seu consumo deveria ser minimizado, no entanto, questões económicas associadas sustentam o não cumprimento dessa ação, sob pena da extinção de determinados alimentos, muitos deles largamente apreciados e considerados saudáveis.
Mas, afinal, quais os principais alimentos em risco de extinção?
6 alimentos em risco de extinção
1. Atum
Considerada já das 6 espécies mais ameaçadas do planeta, muito devido ao consumo de sushi e à constante procura e consumo deste tipo de alimentação, não só em território asiático.
2. Salmão
A sua reprodução e crescimento tem sido afetada pelo aquecimento global. Também a truta tem sofrido do mesmo problema, que reside no aumentos da temperatura das águas.
3. Amendoim
O crescimento do amendoim é inconstante e a planta facilmente pode deixar de dar fruto. O clima demasiado seca está na origem da ameaça da espécie.
4. Banana
Devido a uma doença que está a afetar as bananas, com origem no Panamá mas já alastrado até Moçambique e Jordânia, a produção deste fruta está comprometida.
5. Abacate
Este fruto tão apreciado tem vindo a aumentar de preço, não só devido à procura como também à falta de produção devido às alterações climáticas.
6. Mel
Devido ao desaparecimento gradual das abelhas, a produção de mel pode estar comprometida. A proliferação da vespa asiática e de outras pragas, que matam as abelhas, estão na origem do problema.