A intolerância à lactose caracteriza-se pelos sintomas incomodativos decorrentes da presença de lactose mal digerida no intestino.
Neste sentido, para quem sofre desta condição, apresentamos 8 alimentos com lactose que provavelmente desconhece.
O que é a intolerância à lactose?
A intolerância à lactose define-se como a incapacidade ou reduzida capacidade para digerir a lactose, o açúcar presente no leite, devido à produção insuficiente de lactase, enzima que digere a lactose.
De facto, a lactase é a enzima que decompõe a lactose em dois açúcares mais simples, a glicose e a galactose, de modo a que sejam absorvidos pelo organismo e utilizados para produção de energia.
No entanto, no caso de pessoas intolerantes à lactose, isto não acontece, devido à redução ou mesmo supressão da produção de lactase, acaba a lactose por permanecer inteira no intestino e servir de alimento às bactérias intestinais, sendo transformada em ácido e gás, responsáveis por desencadear os sintomas característicos.
Neste contexto, é importante referir que a produção de lactase diminui após a amamentação, sendo este um processo natural que ocorre como uma adaptação genética à diminuição do consumo de leite e sua substituição por alimentos sólidos.
Como se trata a intolerância à lactose?
A intolerância à lactose é uma condição que afeta, atualmente, um número crescente de pessoas, sendo o tratamento básico a eliminação dos alimentos com lactose da dieta.
Com efeito, os sintomas de intolerância à lactose podem ser facilmente eliminados com a restrição ou, em casos mais avançados, evicção da ingestão de lactose.
No entanto, é importante salientar que a maioria das pessoas com intolerância à lactose pode ingerir cerca de 4-12g por dia, sem sintomas relevantes, sobretudo na forma de produtos fermentados de leite.
Alimentos com lactose que provavelmente desconhece
Como já referido anteriormente, para atenuar ou eliminar os sintomas da intolerância à lactose, a primeira medida é evitar a ingestão de alimentos que possuem este açúcar na sua composição.
Previsivelmente, o primeiro alimento cujo consumo deve ser evitado é o leite (incluindo leite condensado e em pó) e, em alguns casos, os seus derivados, embora, por norma, o queijo e os iogurtes contenham quantidades de lactose muito reduzidas, sendo relativamente bem tolerados por quem sofre desta condição.
Além disso, existem também, atualmente, leite e derivados com redução ou eliminação da lactose, que são excelentes alternativas aos produtos lácteos originais.
No entanto, além de leite e derivados existem mais alguns alimentos com lactose que provavelmente desconhece. Se é intolerante à lactose, veja esta lista:
1. Cereais de pequeno-almoço
A maior parte dos cereais de pequeno-almoço inclui leite na sua composição, não sendo por isso uma opção para quem é intolerante à lactose. Uma exceção são algumas marcas de Muesli.
2. Alguns tipos de pão, tostas e pastelaria
Na zona do pão, evitar tostas, mini tostas, pães de leite, croissants, pão de forma, tudo o que for mais processado que o dito “pão tradicional de padaria”. A maior parte das marcas disponíveis no mercado contêm lactose na sua composição.
3. Doces
É preciso muita atenção na altura de comprar qualquer tipo de produto açucarado, no qual se incluem os bolos, algumas bolachas e os gelados, visto que, por norma, a lactose faz parte dos ingredientes destes produtos devido à utilização de manteiga ou leite na sua produção.
Os chocolates de leite branco estão também incluídos nesta lista de alimentos com lactose que provavelmente desconhece. Já o chocolate preto e o de culinária, na maioria das vezes não apresentam lactose na sua composição.
Se sofre de intolerância à lactose, mantenha-se devidamente informado sobre a composição destes alimentos.
4. Margarina
A denominada “margarina vegetal” que contém soro de leite na sua composição, pode, por isso, incluir algum teor de lactose.
5. Molhos (incluindo molho bechamel e natas)
A maioria dos molhos usados para as saladas contém lactose, normalmente devido à utilização de queijo ou até mesmo de manteiga (ainda que em quantidades reduzidas) para a sua produção.
Também os patés contêm elevado teor de lactose devido aos ingredientes necessários para a sua produção.
Se sofre de intolerância à lactose procure alternativas, nomeadamente natas de soja, molhos feitos à base de bebidas vegetais, entre outros.
6. Frutas em conserva
Sendo também alimentos processados, podem conter aditivos que possuem lactose na sua composição ou que sejam derivados da mesma.
7. Produtos de Charcutaria (incluindo alguns fiambres)
A maior parte dos produtos de charcutaria contém leite ou alguma forma de lactose, não sendo por isso os mais indicados para quem é afetado por um quadro de intolerância à lactose.
Deverá optar por aqueles com a indicação “pode conter vestígios de leite” – são os que garantidamente terão uma quantidade de lactose residual.
8. Alguns suplementos vitamínicos e minerais
Muitos suplementos vitamínicos e minerais contêm lactose na composição do seu invólucro ou até mesmo na própria composição.
Em suma
Neste sentido, o mais importante para poder detetar alimentos com lactose é ler os rótulos para confirmar a sua presença.
Ao ler os rótulos, para além dos óbvios – leite nas suas várias formas, soro de leite, leitelho, nata, manteiga -, atenção a ingredientes como caseína, caseinato, coalho, coalhada, lactulose e todos os componentes com “lacto” no nome.