Sabia que existem alimentos alcalinos e ácidos? E que estes podem influenciar o pH do sangue? É mesmo assim. Vamos por partes.
O sangue, que absorve e distribui todos os nutrientes, possui propriedades ácidas ou alcalinas.
Por norma, o pH do sangue deve ser (ou é) alcalino, variando entre um pH de 7,2 e 7,5. Alcalinidade essa que se deve a vários fatores, entre os quais a alimentação. É aqui que entram os alimentos ditos ácidos ou alcalinos.
Para manter o pH indicado deve ser ingerida uma percentagem de 80% de alimentos alcalinos e 20% ácido. Desta forma evita que o pH do sangue se torne demasiado ácido e evita diversos problemas, como a proliferação de vírus ou bactérias e ainda previne o aparecimento de sintomas como fadiga crónica, constipações ou gripes, ansiedade, stress, dores de cabeça, dores musculares e articulares ou gastrites, por exemplo.
Sabendo disto, importa saber quais são os alimentos alcalinos e quais são os ácidos.
Alimentos alcalinos
Os alimentos alcalinos são aqueles que ajudam a diminuir a acidez do sangue, sendo que os seus valores de pH variam aproximadamente entre 8 e 10.
Além de contribuírem para manter o equilíbrio do organismo, estes alimentos também atuam na eliminação de toxinas.
Alguns destes são também termogénicos e como tal, constituem boas opções para quem pretende perder peso.
As frutas, vegetais ou cereais integrais são exemplos de alimentos alcalinos, mas se pretende algumas opções concretas, aqui ficam:
- Abacate
- Agrião
- Figo
- Framboesa
- Laranja
- Manga
- Melão
- Abóbora
- Morango
- Pêra
- Pêssego
- Brócolos
- Tangerina
- Alface
- Uvas
- Amoras
- Beterraba
- Ervilhas
- Feijão-verde
- Pepino
- Rúcula
- Cebola
- Salsa
- Alho
- Aipo
- Limão
- Pimenta caiena
- Gengibre
- Ginseng
- Azeite
Alimentos ácidos
Por oposição aos alimentos alcalinos, os alimentos ácidos não devem ser consumidos com tanta frequência e os seus valores de pH variam aproximadamente entre 3 e 6.
Estes podem contribuir para aumentar a acidez no sangue e, consequentemente, o seu pH. Por norma, alimentos proteicos são de carácter ácido, pelo que a sua ingestão não deve ser elevada. No entanto, há que ter em conta que são indispensáveis ao bom funcionamento do organismo.
Pelo contrário, quando se fala em produtos processados e açucarados, a atenção deve ser redobrada, visto que podem contribuir para enfraquecer o sistema imunitário e contribuir (muitas vezes) para o desenvolvimento de problemas de saúde (como inflamações, por exemplo).
Além disso, estes alimentos ainda estimulam a retenção de líquidos e a prisão de ventre.
- Açúcar refinado e mascavado
- Refrigerantes
- Chocolates
- Lacticínios
- Ovos
- Peixe e marisco
- Carne
- Bebidas alcoólicas
- Café
- Vinagre
- Cajú
- Amendoim
- Nozes
- Manteiga/ margarina
- Farinhas e derivados (pão, bolos ou bolachas, por exemplo)
- Lentilhas
- Mostarda
- Bebida de soja
E ainda: os neutros
Sim, também existem os alimentos neutros (com pH perto de 7 ou 7), que – por exclusão de partes – não alcalinizam nem acidificam o pH do sangue.
Entre os alimentos neutros estão, por exemplo:
- Cereja
- Ameixa
- Avelã
- Cogumelos
- Tomate
- Amêndoas
- Cenoura
- Nabo
- Óleo de girassol
- Mel
Nota
Não se esqueça: cada caso é um caso e deve sempre seguir um plano alimentar personalizado. Em caso de dúvida sobre quais os alimentos deve ou não incluir na sua alimentação, consulte o seu médico ou nutricionista.