Saber a composição e o valor nutricional do que ingerimos é a melhor forma de assegurar que fazemos boas escolhas alimentares e que, assim, nos mantemos saudáveis. Contar calorias ou interpretar os rótulos dos alimentos, não é algo comum à maioria dos portugueses, porém, é essencial. A maioria das pessoas limita-se a analisar o número de calorias de um determinado alimento, no entanto, mais importante do que isso, é o valor nutricional de cada alimento.
Aprenda com a Pic Solutions a ler os rótulos, a contar calorias e a avaliar o valor nutricional dos alimentos.
Rótulo dos alimentos: o que deve saber
Antes de avançar, importa referir que muitos dos componentes usados no fabrico dos produtos alimentares não são de inclusão obrigatória na lista de ingredientes. É muito possível que, sem saber, esteja a consumir um alimento cheio de aditivos. Acautele as suas escolhas alimentares e tenha como base os produtos e as porções indicados na roda dos alimentos.
A vida é complicada?
A Pic dá-lhe uma ajuda para resolver os pequenos problemas do seu dia-a-dia.
Informação nutricional: dados obrigatórios
- Valor energético (kJ e kcal);
- Gordura total e gorduras saturadas (g);
- Hidratos de carbono e açúcares (g);
- Proteínas (g);
- Sal (g).
Informação nutricional: dados facultativos
- Gordura mono e polinsaturada;
- Edulcorantes;
- Amido;
- Fibra;
- Vitaminas ou sais minerais.
Tabela nutricional: o que deve saber
As tabelas nutricionais indicam os componentes dos alimentos dispondo a informação por 100 g de produto e por porção de produto ou por unidade. Eis os dados que constam de uma tabela nutricional e os cuidados que deve ter na sua análise.
- Energia: se o valor for alto, é um produto a evitar;
- Hidratos de carbono: quanto menor o valor, melhor;
- Gorduras: quanto menor o valor, melhor;
Como contar calorias?
A não ser que seja um nutricionista, esta é uma tarefa um pouco complexa. Felizmente, hoje em dia, há diversas aplicações que podem ajudar a contar calorias, como a FatSecret, o Contador de Calorias ou o MyFitnessPal.
A Pic Solutions recomenda que, para melhor escolher os produtos alimentares, o ideal será ter na sua carteira um semáforo nutricional.
Veja também:
- # 28 VIRADO DO AVESSO? AMIGOTERAPIA!
- #29 O CÁLCULO MENTAL FAZ BEM AO SEU CÉREBRO!
- #30 NEM TODAS AS COLHEITAS SÃO IGUAIS